Qual o efeito colateral da espinheira santa?

Perguntado por: lgonzaga . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Plantas ricas em taninos, como a Maytenus ilicifolia, em doses excessivas, podem causar irritação da mucosa gástrica e intestinal, gerando vômitos, cólicas intestinais e diarreia. Em caso de superdosagem, suspender o uso e procurar orientação médica de imediato.

Posologia: uma xícara do chá (200ml), 3 vezes ao dia (uma hora após as refeições e uma hora antes de deitar-se). Tempo de tratamento: em torno de 30 dias.

Entre chás que possuem indícios de serem tóxicos ao fígado estão o chá verde, cáscara sagrada, mãe-boa, unha de gato, gumiferas, kava, valeriana, sene, espinheira santa, losna, poejo, e andorinha.

ex Reissek, conhecida popularmente como espinheira santa, pode ser utilizada nas gastrites, dispepsias e no tratamento coadjuvante de úlceras pépticas. Atua como reguladora das funções estomacais e promove a proteção da mucosa gástrica1,2,3.

A Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) regula as funções gastrointestinais, pois os componentes presentes nesta planta têm uma forte ação antioxidante e protetora celular, além de reduzir a acidez gástrica, protegendo assim a mucosa do estômago. Combate também a H. Pylori e auxilia nas funções hepáticas.

O chá de espinheira-santa tem algumas poucas contraindicações. Uma delas é que crianças menores de 6 anos não devem consumir a bebida. Além delas, as mulheres grávidas devem evitar pelo menos até o terceiro mês da gestação.

A Espinheira Santa provou funcionar melhor que os antiácidos e os inibidores da bomba de protóns (“prazóis”), como o omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol, exercendo sua atividade de proteção contra lesões gástricas - tudo isso sem os pesados efeitos colaterais dos “prazóis” que inclusive podem diminuir a absorção de ...

É o caso da utilização de espinheira santa para a saúde dos rins e glândulas adrenais, como laxativo e antiespasmódico, para alívio das dores de cólica menstrual, para eliminação de toxinas do organismo, “limpando” o sangue, como anti-inflamatório, antisséptico, antiasmático, e diurético.

Pela sua ação antisséptica paralisa rapidamente as fermentações gastrintestinais. Tem potente efeito antiúlcera gástrica devido à ação dos taninos. Tem poder cicatrizante de lesões ulcerosas do estômago devido à diminuição da acidez estomacal pelo aumento da secreção gástrica.

4 dicas de chás para combater a dor de estômago

  • Chá de hortelã A hortelã é um erva amplamente utilizada em balas, chicletes e cremes dentais. ...
  • Chá de erva-doce. A erva-doce é uma planta de folhas longas e flores amarelinhas que produzem as tão famosas sementes de erva-doce. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de camomila.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  • Água com limão.
  • Chá de gengibre.
  • Vinagre de maçã
  • Chá de camomila.
  • Suco de babosa.
  • Dizem que a babosa ajuda a tratar a dor e a queimação provocadas pelo refluxo, sendo útil também no tratamento da gastrite. Betaína.
  • 7.Mostarda.

Quais os chás que fazem mal ao fígado? Chá de alcachofra, eucalipto, hortelã-pimenta, boldo-do-chile e sávia, consumidos em excesso podem fazer mal ao fígado, por isso é sempre importante dosar o quanto tomar.

Algumas plantas, como crotalária, erva cavalinha, kava-kava, cáscara sagrada e chaparral são potencialmente prejudiciais ao fígado. No entanto, o chá verde merece atenção especial, pois possui uma substância chamada catequina que, em grandes concentrações, causa a morte de células do fígado.

Para evitar sobrecarga no órgão, o ideal é desintoxicar. O processo consiste em consumir muita água e manter uma dieta rica em antioxidantes, ou seja, abundante em frutas como laranja, kiwi, manga, morango. Além disso, sucos que incluem verduras como a couve podem ajudar nessa desintoxicação.

Outro benefício do chá de Espinheira Santa é que ele é capaz de ajudar no tratamento da bactéria H. pylori. Ela é uma das principais causadores da gastrite.

O chá pode ser ingerido três vezes ao dia e é recomendado que seja consumido em jejum ou meia hora antes de sua próxima refeição. Se você tem problemas com acnes, eczemas ou cicatrizes, você pode aplicar compressas quentes do chá de espinheira santa nos locais desejados.

A espinheira santa é uma planta medicinal reconhecida no tratamento de úlcera e gastrite e, desde 2007, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece medicamentos à base desta planta.