Qual o dom do professor?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 19 votos

Ser professor é um dom que reúne várias habilidade em uma só: ensinar. Comunicação, ensino, educação, compartilhamento, interação, reconhecimento e dentre outras são apenas algumas das habilidades que um professor costuma a ter e é justamente por isso que muitas pessoas falam que ser professor é um dom.

São elas:

  • Busca por aprimoramento constante;
  • Boa comunicação e escuta ativa;
  • Habilidades socioemocionais;
  • Atenção às inovações;
  • Ensino e tecnologia;
  • Seleção de conteúdos;
  • Criticidade dos alunos;
  • Metodologias ativas de ensino.

Ser educador é, além de desafiador, uma missão que nasce numa vocação dos que praticam a docência. Quando o educador conclui seu curso de licenciatura faz um juramento onde se compromete em promover uma educação de qualidade, que ofereça a seus alunos condições de aprimoramento profissional, ético, social e humano.

A definição. É a habilidade sobrenatural de comunicar claramente e esclarecer as verdades da Palavra de Deus, causando crescimento espiritual no Corpo de cristo. Embora ninguém possa apresentar um evangelho melhor que o da Bíblia, há pessoas que podem ensinar melhor esse evangelho. Esse é o dom de ensino.

Independentemente da formação, o professor deve apresentar basicamente o seguinte perfil: amar a profissão, ser comunicativo, ter facilidade de se relacionar com o outro, ter equilíbrio emocional, ser criativo e empático. Quais os atributos de um bom professor?

Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.

O que é ser professor? Ser professor tem como maior objetivo ensinar, construir conhecimentos com os alunos, compartilhar informações, instruir, corrigir, apresentar caminhos e possibilidades.

Ser professor é compartilhar conhecimento, propagar informação, fazer o outro crescer, mostrar caminhos, dar as mãos, e para isso tudo é necessário criar vínculos, se aproximar e compreender o outro, o que exige amor!

É papel de o professor planejar a aula, selecionar, organizar os conteúdos de ensino, programar atividades, criar condições favoráveis de estudo dentro da sala de aula, estimular a curiosidade e criatividade dos alunos, ou seja, o professor dirige as atividades de aprendizagem dos alunos a fim de que estes se tornem ...

4 AS CoMpEtênCIAS do pEdAGoGo
As cinco competências identificadas foram: conhe- cimento da área de atuação; ação didático-pedagógica; gestão de processos educativos; ação investigativa; exercício da cidadania.

O professor moderno deve ser um diplomata para saber conduzir a relação com os seus alunos de uma forma produtiva. Deve ser firme em seu posicionamento, mas também estar aberto a novas ideias e mudanças.

A educadora afirma que além do trabalho de educar e ensinar na sala de aula, o professor precisa entrar no universo do aluno e ensiná-lo a também respeitar regras básicas: saber esperar, obedecer e ter disciplina, além de respeitar o limite das outras crianças.

O educador desempenha o papel de facilitador e mediador, o educando é o protagonista ativo na busca pelo conhecimento, e a sociedade fornece os recursos e estabelece as demandas que moldam o tipo de conhecimento valorizado.

É uma profissão de impacto
Ser professor te possibilita ter a certeza de que todos os dias você mudará positivamente a vida de alguém, você fará parte da história de cada aluno. Ficará em contato com diversas realidades e poderá contribuir (fazendo um bom trabalho) para um Brasil melhor.

DEFINIÇÃO: Segundo a Bíblia, dom de língua é a capacidade de falar outra língua conhecida, com o objetivo de anunciar as Boas Novas da salvação em Cristo ao mundo. Mateus 28:19,20 diz que devemos “ensinar as pessoas a guardarem todas as coisas”.

Sabedoria. Muito mais que saber das coisas humanas, o dom da sabedoria nos dá o conhecimento da verdade revelada por Deus, mostra a grandeza do plano do Criador, Sua onipotência e é um dom que brota da fé e da proximidade com os ensinamentos do Senhor.

Para ser respeitado pelos alunos, o professor precisa mostrar a eles que é organizado, já que planeja as aulas com antecedência e investem em materiais complementares, além de estabelecer regras de conduta do ambiente escolar.

Ensinar também é aprender.

O trabalho de um professor demanda comprometimento, empatia e excelência por parte do profissional que, ao ensinar, deixa marcas no aluno e modifica a si mesmo. Uma posição de tanta importância merece todo reconhecimento e gratidão.

Atuar como mediador do conhecimento
O professor precisa entender que o conhecimento deve ser construído em métodos colaborativos, que coloquem os estudantes como agentes ativos do seu próprio aprendizado. Afinal, a prática pedagógica depende de todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.