Qual o DIU mais moderno?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Kyleena, novo DIU hormonal.

Efeitos colaterais do Kyleena

  • Aumento da acne;
  • Aumento da retenção de líquido;
  • Alterações de humor;
  • Dores de cabeça;
  • Queda de cabelo;
  • Escapes no meio do ciclo;
  • Dores nas mamas.

O Kyleena® é um pouco menor que o Mirena® e possui um pouco menos hormônio. Apresenta menos efeitos colaterais quando comparado ao Mirena®, sem perder seu efeito contraceptivo. Além disso, é uma opção para as mulheres que desejam um efeito contraceptivo de longa duração sem deixar de menstruar.

Vantagens. Superior ao hormonal, o DIU de cobre pode ser mantido no útero por até 10 anos. Além disso, por não envolver o uso de hormônios, a versão envolve menos efeitos colaterais e seu valor é mais baixo.

A eficácia do DIU de cobre é de 99,2% a 99,4%, e esse índice sobe para 99,8% no DIU hormonal. Para se ter noção, a laqueadura tubária – método irreversível que liga as trompas – tem uma eficácia de 99,5%. O DIU também é um método mais eficaz que a pílula anticoncepcional.

O dispositivo de cobre não oferece nenhuma alteração corporal, ou seja, não engorda e não emagrece, pois ele não possui substâncias que são expelidas na corrente sanguínea.

Não, o DIU de Cobre não engorda, pois não possui hormônios e seu efeito se restringe ao útero. Além de atuar como barreira física, o cobre é um espermicida natural, não causando qualquer alteração de apetite ou retenção de líquido.

Existem quatro tipos de DIU: prata, cobre, Mirena ou Kyleena . O disponível no SUS é o de cobre, que é livre de influência hormonal.

Você pode ter sangramentos e gotejamentos entre os períodos menstruais, especialmente durante os primeiros 3 a 6 meses. No início, algumas vezes o sangramento é mais intenso do que o habitual. No entanto, o sangramento geralmente se torna mais leve do que o normal podendo se tornar irregular e/ou pouco frequente.

Foram relatados casos de hipersensibilidade incluindo “rash” (vermelhidão/descamação da pele), urticária (coceira) e angioedema (inchaço da face, lábios, bochechas, língua ou garganta) com o uso de DIUs de levonorgestrel. Os fios de remoção podem ser sentidos pelo parceiro durante a relação sexual.

KyleenaTM (levonorgestrel) é indicado para contracepção (prevenção de gravidez) por até 5 anos. KyleenaTM (levonorgestrel) é um sistema intrauterino (SIU) em forma de T que, após a inserção, libera aos poucos uma pequena quantidade do hormônio levonorgestrel dentro do útero.

O DIU Mirena tem sua ação baseada em hormônios. Por essa razão, o dispositivo pode causar alguns efeitos colaterais transitórios. Isso significa que eles tendem a diminuir ou cessar completamente após a adaptação do organismo a nova dosagem hormonal que vai receber.

O preço do DIU Mirena e do DIU Kyleena varia de R$ 900 a 1200 reais.

Lembrando que tem mulheres que vão ficar bem adaptadas desde o primeiro mês. Esses efeitos colaterais são a exceção.” O DIU não incomoda nas relações sexuais e o parceiro também não sente o fio do dispositivo. Além disso, os sintomas desaparecem após alguns meses da colocação.

Qual a eficácia? Ambos têm uma taxa de falha muito baixa. O DIU de cobre tem falha de 0,6% a 0,8% ao ano, enquanto o Mirena tem de 0,2%, anualmente.

"Deve ser feito em um consultório e por um profissional especializado", ressalta. Saiba mais.