Qual o dispositivo de segurança usado nos circuitos elétricos?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

disjuntor

O disjuntor é um dispositivo de segurança que funciona de acordo com o aumento de temperatura nos fios condutores dos circuitos elétricos.

Disjuntor protege circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos.

Os dispositivos de segurança trazem como principal função a garantia da saúde e integridade física dos colaboradores de uma empresa, e é exatamente por este motivo que temos diversas normas que buscam regulamentar tais dispositivos e garantir que eles sejam usados pelas empresas da forma que devem ser.

Basicamente em um sistema encontram-se os seguintes tipos de proteção: Proteção contra condições anormais em parametros elétricos (a que iremos enfatizar nesse estudo) feita por relé e fusíveis; • Proteção contra incêndio; Contra descargas atmosféricas e surtos de manobra (para- raios).

Dispositivos que podem fazer a proteção de curto-circuito, são: - Disjuntor NBR IEC 60947-2 ou NBR IEC 60898; - Fusível tipo gG, gM ou aM, conforme NBR IEC 60269-1/2/3.

Smart CONTROL D. Controla de forma automática a entrada e saída de cargas na rede elétrica para impedir a ultrapassagem da demanda contratada junto a distribuidora de energia.

Fusíveis são dispositivos de segurança que protegem os circuitos elétricos contra os danos que podem ser causados por uma sobrecarga de corrente elétrica.

Apresentação dos elementos que compõem um circuito elétrico – resistor, capacitor, indutor e fonte, e os símbolos usados nos esquemas.

O disjuntor é um dispositivo de segurança que funciona de acordo com o aumento de temperatura nos fios condutores dos circuitos elétricos.

Um fusível, ou disjuntor, serve como proteção dos circuitos, pois quando uma corrente excessiva passa por eles ocorre o rompimento/desarmamento deles, interrompendo assim o fluxo de corrente elétrica no circuito.

Os principais sistemas de proteção contra sobrecorrentes
O essencial é saber que podem ser usados um disjuntor ou um dispositivo fusível. Normalmente, ele é posicionado na origem do circuito, mas também há a possibilidade de ser deslocado — no caso de proteção contra curto-circuito.

Isso inclui produtos de segurança como firewalls, antivírus e anti-malware. Também inclui dispositivos terminais normais, como servidores, estações de trabalho, laptops, câmeras, termostatos e geladeiras. Além disso, inclui dispositivos de rede, como roteadores e switches.

Os mais conhecidos são relés de proteção de tensão (protegem contra sobretensão ou subtensão), relés de proteção de fase (trabalham em redes de alimentação trifásica, protegendo equipamentos trifásicos) e relés de proteção de isolamento (monitoram a resistência de isolamento em uma rede).

Quais são os EPIs para eletricistas indispensáveis?

  1. Capacete de segurança. ...
  2. Óculos de proteção. ...
  3. Luvas de segurança. ...
  4. Calçados de segurança. ...
  5. Cintos de segurança. ...
  6. Manga isolante de borracha. ...
  7. Capa protetora. ...
  8. Vestimentas especiais para os profissionais.