Qual o dispositivo de proteção contra sobrecorrente na rede?

Perguntado por: rzaganelli . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O essencial é saber que podem ser usados um disjuntor ou um dispositivo fusível. Normalmente, ele é posicionado na origem do circuito, mas também há a possibilidade de ser deslocado — no caso de proteção contra curto-circuito.

Disjuntor protege circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos.

Segundo a norma, os principais dispositivos de segurança elétrica para instalações prediais residenciais ou industriais são: fusíveis, DPS (dispositivos de proteção de surto ou de sobretensões), DR (diferencial residual) e DTM (disjuntor termomagnético).

As sobrecorrentes podem ser sob a forma de uma sobrecarga ou curto-circuito.

Disjuntor termomagnético, diferencial residual e dispositivos de surto ou sobretensões ajudam a evitar choques elétricos e variações na rede, protegendo usuários e equipamentos eletrônicos.

Disjuntor
Os disjuntores protegem as instalações contra dois principais fenômenos: curtos-circuitos e sobrecargas.

Os principais sistemas de proteção contra sobrecorrentes
O essencial é saber que podem ser usados um disjuntor ou um dispositivo fusível. Normalmente, ele é posicionado na origem do circuito, mas também há a possibilidade de ser deslocado — no caso de proteção contra curto-circuito.

O DPS é o dispositivo preconizado pela norma ABNT 5410 e 5419, para proteger as instalações elétricas e os equipamentos eletro-eletrônicos contra surtos, sobretensões ou transientes diretos ou indiretos, independentemente da origem, se por descargas atmosféricas ou por manobras da concessionária.

Fusível é um dispositivo utilizado para proteger um circuito elétrico de um curto-circuito (sobrecorrente) e sobrecarga de longa duração.

A sigla DPS é para Dispositivos de Proteção contra Surtos. Esses, por sua vez, são equipamentos que conseguem detectar sobretensões transitórias na rede elétrica.

O DPS (dispositivo de proteção de surtos) é um equipamento de proteção elétrica essencial nas instalações elétricas. Ele é ligado entre as fases e o aterramento de proteção e tem a função de proteger a instalação na ocorrência de surtos causados por descargas atmosféricas.

São dispositivos projetados para proteger sua residência, comercio ou industria, equipamentos, circuitos e usuários conforme descrito abaixo: Disjuntores: São projetados para proteger os circuitos elétricos contra sobrecarga e curto circuitos.

Relés de sobrecorrente
São relés que operam quando o valor da corrente do circuito ultrapassa um valor pré-fixado ou ajustado. Os relés de sobrecorrente podem ser instantâneos (função ANSI 50) ou temporizados (função ANSI 51).

Sobretensão, é uma elevação da tensão elétrica acima dos níveis usuais, para proteger contra isso usamos o DPS. Sobrecarga é uma elevação da corrente elétrica, aumentando a temperatura e para proteger contra isso usamos o disjuntor.

A idéia básica para se proteger um equipamento contra sobretensões é ligar em paralelo com o ponto em que essa sobretensão pode aparecer um dispositivo capaz de atuar no momento em que ela esta presente, estabelecendo um percurso para ela, conforme mostra a figura 1.

O Dispositivo de Proteção contra Surtos, normalmente chamado pela sigla DPS, também é conhecido como Protetor de Surto ou Supressor de Surto e tem como finalidade detectar as sobretensões transitórias em redes elétricas e fazer com que esses distúrbios de energia sejam desviados para o aterramento do circuito.

Em todos os pontos onde os cabos passam neste círculo é necessário instalar um dispositivo de proteção contra surtos de tensão (DPS). Assim, a área dentro do circuito de proteção fica protegida, permitindo evitar de forma consistente acoplamentos de sobretensão relacionados com os cabos.

O dispositivo DR, ou Dispositivo Diferencial Residual, é responsável pela proteção contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto. Sua principal função é proteger as pessoas de choques elétricos que podem ser causados por equipamentos conectados à rede elétrica.

1) O disjuntor é o dispositivo empregado para fazer a proteção dos circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos; e também a proteção de pessoas contra choques elétricos.