Qual o disjuntor para chuveiro Lorenzetti?

Perguntado por: vgomes9 . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Qual disjuntor e qual fiação são adequados para determinado produto?

TensãoPotênciaDisjuntor (A)
127V4700W40
127V5500W50
220V2500W15
220V3200W20

40A

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Para a escolha do disjuntor correto devemos saber a corrente máxima que ele pode suportar, e essa corrente tem que estar de acordo com a corrente nominal do chuveiro. Para saber isso, basta pegar a potência máxima do chuveiro e dividir pela tensão de alimentação do circuito.

Disjuntor desarmando quando liga chuveiro: Algo muito comum no inverno é trocar o chuveiro por um novo mais potente e o chuveiro necessitar de maior amperagem do que o disjuntor a ele destinado suporta; assim, em poucos minutos de banho quente, o disjuntor irá desarmar, sendo necessário a troca do mesmo.

O C32 no disjuntor significa que o disjuntor desarma em 32 ampères.

Se esse for o problema, o disjuntor desarma para garantir a segurança da instalação elétrica. Porém, se o disjuntor possuir corrente maior que a ideal para a fiação, ele não irá desarmar e isso pode ocasionar incêndios. Dessa forma, é necessário que toda a instalação elétrica seja compatível.

watts 220

Disjuntor 40 amperes suporta quantos watts 220 | Pontofrio.

Se o disjuntor for monopolar de 32A a potência máxima que se pode colocar é de 4000W e desta forma o ideal é se colocar até 3600W para se trabalhar com uma margem de segurança.

25A

De modo que quanto maior a potência do chuveiro, maior deve ser a bitola do cabo, veja alguns exemplos: Chuveiro de 5500W 220V - 5500/220=25A, portanto deve ser instalado com cabos de 4mm² e disjuntor de 30A.

Calculando o disjuntor geral
O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V. A escolha da faixa de corrente depende da disponibilidade dos fabricantes.

Como o circuito é o mesmo, ambos os chuveiros utilizam-se do mesmo disjuntor. Neste caso, se o disjuntor utilizado for de 40A, o circuito ficará sobrecarregado, o disjuntor não será suficiente e irá desarmar assim que os dois chuveiros forem ligados simultaneamente.

Disjuntor para chuveiro 110v
Chuveiro utilizado em residências com tensão nominal de 110v precisam ter disjuntor monofásico de 50A para a potência máxima de chuveiros com essa tensão, que é de 5500w de potência, a fiação deve ser de 10mm.

Acessórios de curva B geralmente são indicados para proteger aparelhos como aquecedores, fornos elétricos e chuveiro. Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes.

Não é recomendado fazer a ligação de 3 chuveiros em dois disjuntores. O recomendado é separar os circuitos, pois assim você não terá problemas como disjuntor desarmar quando liga dois chuveiros ao mesmo tempo.

De acordo com a NBR 5410, a distância mínima de instalação entre o chuveiro e o disjuntor deve ser de 1,2 m. Entenda que devido às condições de umidade em locais com chuveiros elétricos, não é recomendado fazer a instalação elétrica do disjuntor dentro do banheiro.

1) Ao ligar o chuveiro o disjuntor desarma imediatamente
Neste caso é preciso identificar o local onde ocorreu o derretimento, que na maioria dos casos é próximo ao chuveiro, cortar o pedaço derretido e religar novamente o circuito.

um curto circuito controlado e como um curto-circuito controlado ele causa o aquecimento de um condutor acaba que quando esse curto aquece a água ao mesmo tempo ele mantém a temperatura da resistência para que ela não queime né do resistor.

pode causar a queima da resistência.

Por que as emendas aquecem e derretem o cabo? O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.

Disjuntor Curva Z
São os disjuntores mecânicos mais sensíveis, desarmam ente 2 e 3 vezes a corrente nominal, ou seja, um disjuntor Z2, vai desarmar entre 4 e 6 A. São indicados para circuitos que não podemos ter grandes sobre correntes, como máquinas e equipamentos industriais.

É indicado para proteger circuitos com cargas predominantemente indutivas (curva C) e outras cargas que aprensentam pico de corrente no momento da ligação. A tensão elétrica nominal é de 230 Volts em corrente alternada de até 40 Àmperes em circuito monofásico (ou unifásico).