Qual o disjuntor ideal para o padrão trifásico?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Ou seja, se seu sistema de alimentação for bifásico, você deve optar por um disjuntor bipolar para proteção. Para um sistema trifásico, utilize um tripolar.

O Disjuntor Trifásico Tramontina em curva C possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal. Este modelo de 40 Amperes é ideal para redes de média intensidade, tais como, ligação de bobinas, motores, sistema de comando, entre outros.

Descobrir a corrente do circuito a ser dimensionado
2 – Sabendo a potência em VA para o circuito trifásico, seguimos a seguinte equação: I(A) = P(VA) / (V*raiz(3)) onde V é a tensão fase-fase do seu estado, por exemplo, caso sua tensão for 127/220V, teríamos a equação no denominador [220*raiz(3)].

PADRÃO MONTADO 1CX TRIFASICO 200A 7M REFERENCIA DA CEMIG C8
Padrão trifásico para atender demanda de de até 75 kva em rede de baixa tensão trifásica. Padrão montado com disjuntor padrão IEC cabo de 95mm² caixa de medição cm3 poste PA6 com 3 hastes de aterramento.

Voltada exclusivamente para aplicações de curva C (cargas indutivas com baixa corrente de partida), ela foi desenvolvida para suportar correntes que variam de 6 a 63A e possui uma capacidade de ruptura de até 3kA, estando em conformidade com a norma NBR 60898.

Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.

O preço médio de Disjuntor depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar Disjuntor por valores entre R$ 14,12 e R$ 2.139,99.

disjuntor bipolar

Portanto, para circuitos 220V o correto é sempre um disjuntor bipolar, pois na necessidade ele desarmará as duas fases de uma vez, protegendo seu circuito e aparelhos ligados nele.

disjuntor trifásico: indicado para sistemas que operam com até três fases, como 220 Volts e 380 Volts. O uso desse disjuntor é mais incomum, pois a maioria dos equipamentos residenciais não precisa de três fases.

Disjuntor monopolar 70A é um interruptor automático que protege os circuitos elétricos das instalações, desarmando assim que identifica correntes de curto-circuito ou sobrecarga.

Para calcular o consumo de um equipamento elétrico, verifique a potência W (Watts) do mesmo, multiplique esta potência pelo tempo estimado de funcionamento (Horas Por Dia) e divida por 1.000. Desta forma teremos o consumo em kWh do equipamento por dia.

no mínimo você precisa ter o disjuntor ou seja um circuito para cada cômodo da sua instalação então vai ser um disjuntor geral se o motor geral o disjuntor para chuveiro se for dois chuveiros pisar dois disjuntores aí você precisam de um tour pelo menos para iluminação e aí um diretor para as tomadas de cada cômodo por ...

Exemplo: se os chuveiros forem de 5000W, você poderá usar os disjuntores de 63.

O disjuntor geral do quadro de distribuição deverá ser sempre menor ou igual ao disjuntor de proteção da entrada de energia. No seu caso, cabo 10mm2 possui capacidade de 63A, mas como na entrada o disjuntor é de 60A, o quadro deverá ter um disjuntor bipolar de 50A.

Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.