Qual o disco rígido mais potente?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

2 Exos 2X14 da Seagate é o mais rápido do mundo na atualidade e chega a oferecer performance comparável com SSDs tipo SATA. São velocidades estáveis na casa dos 524 MB/s (megabytes por segundo), colocando o produto bem acima do que discos rígidos convencionais podem entregar.

Uma das mais recentes inovações em tecnologia de armazenamento é o protocolo NVMe. Uma SSD NVMe é muito mais veloz que um disco rígido e bem mais rápida que uma SSD SCSI ou AHCI.

O Samsung SSD 970 EVO Plus proporciona o melhor desempenho alimentado pela liderança NVMe SSD da Samsung. A última palavra em desempenho, o 970 EVO Plus foi atualizado para ser mais rápido do que o 970 EVO.

O Seagate Mach. 2 Exos 2X14 é tido como o HD mais rápido do mundo, com desempenho comparável a SSDs. Já produtos como WD Black e Seagate FireCuda se saem melhor do que os discos rígidos mais comuns no mercado.

Estudos mostram que pelo menos 80% dos HDs chegam ao quarto ano de funcionamento. Contudo, apenas metade das unidades consegue completar seis anos. A vida útil entre um disco rígido e outro se deve a vários fatores.

A vida útil de um SSD é limitada de acordo com a quantidade de ciclos de gravação. Isso significa que, quanto mais dados por célula forem salvos, maior o nível de desgaste do equipamento. De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação.

Velocidade da RAM e do SSD
No entanto, a RAM é ordens de magnitude mais rápida que um SSD. Em tese, a velocidade de transferência de um SSD pode ser de até cerca de 6 Gbps (equivalente a 750 MB/s), na interface SATA, e um SSD relativamente rápido pode atingir velocidade de gravação de 456 MB/s.

Os dois SSDs que se saíram melhores foram o Kingston HyperX 3K e o Samsung 840 Pro: eles conseguem ultrapassar facilmente a marca dos 2 PB de dados gravados antes de falhar.

As velocidades médias atingidas costumam começar em 500MB, mas existem modelos muito melhores, com 3.000MB/s para escrita e leitura, por exemplo. É claro que quanto mais rápido e bem construído for, maior será o valor necessário de investimento para adquirir o SSD.

Nada fora do comum a capacidade de armazenamento é alta, exemplares com até 10TB são comercializados com preços mais acessíveis que se comparados aos SSDs; Possui um desgaste menor em relação aos SSDs, que apesar de mais resistentes, têm vida útil medida em volume total de dados salvos ao longo do tempo.

Melhores SSDs Internos de 2022

  • SSD Samsung 970 EVO 500GB.
  • SSD San Disk Plus 480GB.
  • SSD Kingston 480GB.
  • SSD Western Digital 480GB.
  • SSD Intel 512GB.
  • SSD Crucial BX500 480GB.

A memória não volátil expressa (NVMe, Non-Volatile Memory express) é um protocolo de transferência para acessar dados rapidamente usando dispositivos de armazenamento de memória flash, como unidades de estado sólido (SSDs, Solid-State Drives), por um barramento interconector de componentes periféricos express (PCIe, ...

Rapidez e menos desgaste. De forma geral, o SSD, também conhecido como unidade de estado sólido, é uma tecnologia mais avançada que armazena arquivos em chips de memória Flash, o que faz com que os dados carreguem de forma mais rápida.

Antes de escolher um disco rígido, considere como você está usando seu sistema atualmente e como planeja usá-lo no futuro: Se você usa aplicativos que fazem uso intenso de multimídia ou armazena fotos digitais e arquivos de áudio MP3 com frequência, a melhor opção é a unidade de estado sólido.

A constituição do disco rígido, em partes mecânicas, pode torná-lo frágil a choques, quedas e variações bruscas de temperatura. Além disso, problemas no sistema, como a infecção por vírus, podem acabar encurtando a vida útil do seu equipamento.