Qual o diodo para usar em 12v?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Diodo 50 amperes para usar numa fonte de 12v.

O diodo retificador 1N4007 suporta uma grande tensão reversa e aceita picos de corrente de até 30A, podendo substituir qualquer diodo retificador da linha 1N40XX. O diodo é um componente utilizado em circuitos eletrônicos, que permite o fluxo de corrente em apenas uma direção (anodo para catodo).

diodo emissor de luz (LED)

O tipo mais comum é o diodo emissor de luz (LED), utilizado com frequência em telas LED.

A característica diz que não há corrente abaixo de 0,7 V da tensão do díodo. O díodo liga o circuito aos 0,7 V, mantendo-se nesse valor para qualquer que seja o valor da corrente.

PD = Dissipação máxima de potência (Maximum Total Dissipation) – é a capacidade de dissipação de potência do diodo em watts (W). Como esta grandeza é dada por P = V x I, ela pode ser calculada pela corrente conduzida multiplicada pela tensão direta.

Além disso, o diodo retificador pode ser utilizado normalmente como um diodo para qualquer aplicação que se necessite a passagem da corrente em apenas um sentido, por exemplo, ele pode ser utilizado para evitar a ligação invertida na alimentação de uma TV de 12 volts ligada na bateria de um automóvel.

Pelas características do diodo zener, ele pode ser usado como regulador de tensão em circuitos de fontes estabilizadas e até na implementação de circuitos clipadores.

Cada diodo Zener possui uma tensão de Zener específica como, por exemplo, 5,1 Volts, 6,3 Volts, 9,1 Volts, 12 Volts e 24 Volts. Quanto ao valor da corrente máxima admissível unilateralmente, existem vários tipos de diodos. Um dado importante na especificação do componente a ser utilizado é a potência do dispositivo.

O diodo retificador é um componente semicondutor utilizado para converter sinais de corrente alternada para corrente contínua, atuando apenas em um semi ciclo da onda senoidal que é a característica da corrente alternada, por isso seu nome “retificador”.

O diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função retificar a corrente elétrica ou chavear um circuito. Ele é utilizado em aparelhos eletrônicos, como televisão, computador, aparelhos de som, entre outros.

O diodo retificador 1N4007 suporta uma elevada tensão reversa e aceita picos de corrente de até 30A, podendo substituir qualquer diodo retificador da linha 1N40XX.

Com o diodo invertido, ele não conduz com a corrente de acionamento, mas coloca em curto a corrente induzida no desligamento, protegendo assim o transistor , MOSFET ou SCR.

No modelo, o diodo se comporta como um curto-circuito quando atravessado por uma corrente que vai do anodo para o catodo, chamada de corrente direta, e como um circuito aberto quando há uma diferença de potencial negativa entre seus terminais.

Por diodo ideal entende-se um dispositivo que apresenta características ideais de condução e bloqueio. interruptor fechado é, portanto, o circuito equivalente para o diodo ideal em condução. é, portanto, o circuito equivalente para o diodo ideal na condição de corte.

Para encontrarmos os valores de operação do diodo (ponto Q) traçamos a reta de carga junto com a curva do diodo. As coordenadas desse ponto nos dão a resolução simultânea da corrente e da tensão de operação do diodo em questão. Para o nosso exemplo teremos os valores de 0,78 V e 12 mA.

De modo geral, os diodos de alta potência são componentes elétricos com aplicações bastante diversas. Eles podem ser tiristores, zener, retificadores, lasers, entre outros. Por isso, é preciso estar atento às características e funções de cada modelo.

É denominado anodo (A) ou positivo. O diodo conduz sempre no sentido para o qual aponta o triângulo, ou seja, a corrente (If) entra pelo anodo(A) e sai pelo catodo (K).