Qual o diodo mais utilizado?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

diodo retificador

Existem vários tipos de diodos para as mais diversas aplicações, mas sem sombra de dúvida o diodo mais utilizado no mundo da eletrônica é o diodo retificador! Isso é facilmente explicado visto que ele atende a maioria das aplicações utilizadas em projetos eletrônicos.

diodo Zener

O diodo Zener é conhecido como diodo regulador de tensão, isto porque quando está operando reversamente mantém o valor da tensão máxima entre seus terminais em um valor constante, chamada de tensão do diodo Zener.

Diodo 50 amperes para usar numa fonte de 12v.

Tipos:

  • – 3014: As medidas são: 3×1.4mm. Devido ao seu tamanho é o mais utilizado para as iluminações Slim.
  • 2835: São dos mais divulgados do mercado. È composto por um disipador de calor muito eficiente. ...
  • 3030: É um diodo considerado como o melhor diodo de energia atualmente no mercado.

O 1N4007 - Diodo é um semicondutor de uso geral utilizado nos mais diversos tipos de circuitos, possui como função principal, permitir o fluxo de corrente mais facilmente em um sentido do que no outro, tem uma função essencial por proteger o circuito da inversão de alimentação, ou seja, caso o usuário inverta a ...

Tipos de diodos LED disponíveis no mercado

  • Chip LED DIP.
  • Chip LED SMD.
  • Chip LED COB.
  • MicroLED.

Funcionamento do Diodo Zener:
Quando o diodo Zener atinge uma tensão chamada de Zener (geralmente bem menor que a tensão de ruptura de um diodo comum), o dispositivo passa a permitir a passagem de correntes bem maiores que a de saturação inversa, mantendo constante a tensão entre os seus terminais.

Diodo Comum/ Diodo de Pequeno sinal/Diodo de junção PN: Esse é o modelo mais comum de diodo, é basicamente o diodo em sua forma tradicional produzido com uma junção P-N, impedindo a passagem de corrente em um dos sentidos.

Diodo schottky
Isso faz com que este tipo de diodo seja um componente de baixa capacitância e com comutação mais rápida.

A característica diz que não há corrente abaixo de 0,7 V da tensão do díodo. O díodo liga o circuito aos 0,7 V, mantendo-se nesse valor para qualquer que seja o valor da corrente.

Como funciona um diodo
No geral, podemos dizer que um diodo se comporta de duas maneiras: Como um curto-circuito, permitindo a passagem de electricidade (polarização direta). Como um circuito aberto, impedindo a passagem de corrente (polarização inversa).

A Indústria classifica como diodos rápidos ou diodos de recuperação rápida (fast recovery) aqueles que possam tempo de recuperação inversa menores do que 500 ns. Esse valor é 1/10 do tempo típico que encontramos num retificador de silício comum.

Além disso, o diodo retificador pode ser utilizado normalmente como um diodo para qualquer aplicação que se necessite a passagem da corrente em apenas um sentido, por exemplo, ele pode ser utilizado para evitar a ligação invertida na alimentação de uma TV de 12 volts ligada na bateria de um automóvel.

Pelas características do diodo zener, ele pode ser usado como regulador de tensão em circuitos de fontes estabilizadas e até na implementação de circuitos clipadores.

de tensão, na faixa de 1,8 a 200 V. retificador normal. Mesmo que a tensão na fonte varie de 20 para 30V, a tensão zener é ainda aproximadamente igual a 12V. zener é pequena está variação de tensão zener também é pequena.

Diodo Zener 1N5359B [24V / 5W]