Qual o diminutivo de câmara?

Perguntado por: lreis5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

O "camarim", por exemplo, hoje o recinto onde os atores se preparam antes de entrar em cena, era um diminutivo de "câmara", esta entendida como um aposento da casa, em especial o quarto de dormir.

Câmara e câmera: formas gráficas variantes
Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Flexão do substantivo rainha, que se refere à mulher que tem a função de governante em uma monarquia ou à esposa do rei. O diminutivo nesse caso pode ter uma interpretação pejorativa. Essa rainhazinha não vai saber liderar.

Professor Pasquale esclarece dúvida de ouvinte e diz que a forma erudita consagrada é 'homenzarrão', mas há também registros de 'homenzão' e 'homão'.

balõezinhos

balõezinhos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

farrinha

farrinha | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Para galinha tem, por exemplo, galinhita ou mesmo galinhazita. Joaninha já é um diminutivo (de Joana), mas também se pode dizer joaninhazinha, um pouco forçado e com a repetição não aconselhável do sifixo -inha, pelo que será preferível joaninhazita.

"Câmara" é "aposento", "assembléia deliberativa". Ex.: A câmara dos deputados está localizada em Brasília. "Câmera" é variante de Câmara, e costuma ser utilizada para máquina de fotografar ou filmar. Ex.: A câmera serve para capturar imagens.

câmara substantivo, feminino (plural: câmaras f)

Compartimento ou recinto fechado, destinado a um fim específico (ex.: câmara frigorífica; câmara hiperbárica).

vinhozinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo.

Sobrinha e sombrinha como diminutivos
Além dos significados acima descritos, podemos encarar as palavras sobrinha e sombrinha como substantivos no grau diminutivo.

“umbela” no Portal da Língua Portuguesa.

Diabinho

Significado de Diabinho
substantivo masculino Diminutivo de diabo; diabrete.

Chamamos de diminutivo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem menor do que são, dando um ar de delicadeza, coisinha muito miúda. Quando um sapato é pequeno dizemos que é um “sapatinho”.

cafezinho ou cafézinho? A forma correta é cafezinho. As palavras terminadas em -inho nunca têm acento gráfico.

luzão

Pode formar o aumentativo regularmente, mas a palavra parece não ter uso, talvez por razões de musicalidade: "luzão", "luzona". Contudo, os dicionários registam luzeiro, na aceção de «claridade intensa», «clarão» (cf. Dicionário Houaiss). Pode também optar por formas analíticas como «grande luz», «luz muito intensa».

bebadão | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

fationas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

A formação do diminutivo se faz por meio de sufixos, entre os quais (z)inho é o que tem mais vitalidade: pão – pãozinho; pá – pazinha; mãe – mãezinha; coração – coraçãozinho; pastel – pastelzinho; colher – colherinha ou colherzinha; devagar – devagarzinho ou devagarinho ; igual – igualzinho e assim por diante.

Da palavra flor, formamos florinha, florzinha, florita, florzita e outros diminutivos.