Qual o diagnóstico de Bruce Willis?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Afasia. Em 2022, Bruce Willis havia recebido o diagnóstico de afasia, disfunção que impede a comunicação adequada. Geralmente causada por acidentes vasculares cerebrais, tumores ou traumatismos crânio-encefálicos, a doença está associada à dificuldade na fala e à compreensão escrita, sonora e visual.

A Demência Frontotemporal é a quarta causa de demência mais prevalente na população, mas se considerarmos apenas as demências antes dos 65 anos, ela é a segunda mais frequente. Já a Afasia é um sintoma de uma lesão cerebral ou tumor.

Os sintomas incluem mudanças comportamentais e de personalidade, como desinibição, perda de empatia, falta de julgamento, impulsividade e comportamentos compulsivos, como comer excessivamente, beber e/ou gastar dinheiro.

Afasia. Em 2022, Bruce Willis havia recebido o diagnóstico de afasia, disfunção que impede a comunicação adequada. Geralmente causada por acidentes vasculares cerebrais, tumores ou traumatismos crânio-encefálicos, a doença está associada à dificuldade na fala e à compreensão escrita, sonora e visual.

A afasia é um transtorno de linguagem que ocorre após uma lesão cerebral e acomete adultos e idosos. A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras.

Falar, achar as palavras corretas, compreender, ler, escrever e fazer gestos fazem parte do uso adequado da linguagem. A afasia é uma disfunção que faz com que o paciente tenha dificuldade de se comunicar adequadamente, afetando a compreensão de imagens, sons e outros tipos de expressão.

Além disso, o quadro clínico pode se desenvolver ao longo dos anos. Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp! Segundo a American Stroke Association, existem três tipos de afasia: de Wernicke (compreensiva), de Broca (expressiva) e global.

Esta fase costuma durar de um a três anos. "É a fase mais grave e mais triste da doença, em que as pessoas apresentam demência grave, dependência completa para as atividades diárias e estão acamadas", afirmou o especialista. "É a fase final da doença", concluiu.

"A afasia progressiva primária se assemelha muito à doença de Alzheimer, que também tem como suas primeiras manifestações as alterações de linguagem. A diferença é que não é tão desproporcional aos outros aspectos cognitivos - na APP, esses sintomas tendem a ser bem mais marcantes."

São feitos exames de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM), para descobrir qual o tipo de lesão cerebral que causou a afasia.

Tipos de afasia
A afasia é amplamente dividida em afasia de recepção e afasia de expressão. Afasia de recepção (sensorial, fluente ou de Wernicke): os pacientes são incapazes de compreender palavras ou de reconhecer símbolos auditivos, visuais ou táteis.

A falta de memória costuma ser o primeiro sinal de demência notado por familiares ou médicos.

São as seguintes características identificadas em casa fase:

  • Fase 1: Cognição normal.
  • Fase 2: Declínio cognitivo muito leve.
  • Fase 3: Declínio cognitivo leve.
  • Fase 4: Declínio cognitivo moderado.
  • Fase 5: Declínio cognitivo moderadamente grave.
  • Fase 6: Declínio cognitivo grave.
  • Fase 7: Declínio cognitivo muito grave.

Além do déficit de memória, também é comum: dificuldades de executar tarefas domésticas, problema com o vocabulário, desorientação no tempo e espaço, incapacidade de julgar situações, problemas com o raciocínio abstrato, colocar objetos em lugares equivocados, alterações de humor de comportamento, alterações de ...

Ele chegou a recorrer a alguns truques que conseguiram disfarçar nas telas o seu distúrbio, que acarreta dificuldades também nos gestos e na escrita, além da fala. Um dos métodos adotado foi ouvir suas falas por meio de um fone escondido em seu ouvido. O ator deixou alguns trabalhos inacabados.

A doença de Alzheimer e a demência vascular são as principais formas de demência no idoso, correspondendo a cerca de 80% a 90% das causas. Entretanto existem outras demências que também são comuns nos idosos, como a Demência com Corpos de Lewy e a Demência Frontotemporal.

“As pessoas que têm afasia continuam sendo elas mesmas. Elas podem ter uma vida social ativa, outras têm condições de trabalhar, de ter uma função, de se sentirem produtivas.