Qual o Dia Mundial do Crochê?

Perguntado por: oaparicio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

dia 12 de Setembro

Em homenagem ao Dia Mundial do Crochê, dia 12 de Setembro, foi celebrado o Encontro das Crocheteiras no calçadão de Ibiapina.

Quem é crocheteira ou crocheteiro de carteirinha sabe todo amor que é possível sentir pelas peças que podem ser criadas com apenas alguns novelos, agulhas e mãos talentosas. A arte de crochetar conquista cada vez mais adeptos ao redor do mundo e se mantem firme durante gerações.

Inconfidentes

Inconfidentes é a capital nacional do crochê, o trabalho manual e o modo de fazer o crochê por lá rendeu até o reconhecimento de Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Monte Sião

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3229/15, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que confere ao município de Monte Sião (MG) o título de Capital Nacional da Moda Tricô.

Monte Sião

Monte Sião é uma cidadezinha na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, ao lado de Socorro, muito conhecida por ser uma cidade para aventureiros, Monte Sião, é reconhecida no país todo como a Capital Nacional do Tricô, e para quem deseja comprar, vale muito a pena ir até lá.

Sua origem é desconhecida, mas acredita-se que tenha surgido no Oriente Médio e, depois, viajado por rotas comerciais para outras regiões. Um par de meias egípcias feitas de fibra de algodão, datado entre os séculos 11 e 14, é o item mais antigo de tricô já encontrado.

Para quem sabe fazer crochê, as roupas (especialmente as femininas) são sempre um mercado à parte, o que é ótimo para ganhar dinheiro. Sem dúvida, essa categoria está entre as mais vendidas nesse tipo de artesanato.

A palavra Crochê tem sua origem na palavra francesa “croc”, que em francês significa gancho. Segundo os historiadores, os trabalhos de crochê têm origem na pré-história. A arte do Crochê foi desenvolvida no século 16.

1. [Portugal: Trás-os-Montes] Encerto do pão. 2. Rebentos de pinheiro.

sempre vende muito mais tapete do que qualquer outra coisa em crochê tapete barato é fácil de fazer principalmente. Principalmente aqueles tapetes ovais que você coloca na porta de casa na porta do banheiro na. porta do quarto aqueles. tapetinhos vendem o que é uma maravilha é fazer e vender.

Um dos principais motivos do artesanal ser mais caro é a justa remuneração pela mão de obra, aliada às horas de trabalho dedicadas para desenvolver o produto. Assim, os produtos artesanais são feitos manualmente durante longas horas de dedicação em apenas uma peça.

Conforme o Guinness World, a maior colcha de Crochê do mundo tem 11.148 metros quadrados. Tem noção do tamanho disso? Pois é, maior que um campo de futebol. Cerca de 2.500 mulheres da Índia participavam de um grupo no facebook e decidiram bater o Record de maior colcha de crochê do mundo.

Monte Sião – MG – Cidade das malhas
Na avenida que liga a cidade no sul de Minas a Águas de Lindoia, cidade já de SP, existem várias boas lojas para comprar roupas de lã e malhas. Assim, a cidade das malhas realiza também todos os anos a Feira Nacional do Tricô pouco antes do inverno.

Monte Sião

é monte-sionense e Monte Sião tem mais de 20 mil habitantes é conhecida nacionalmente por ser a capital do tricô.

Localizada na divisa com São Paulo, Jacutinga ganhou notoriedade por suas malhas de tricô e hoje representa 25% da produção nacional, agregando mais de mil unidades produtivas. É lá que ocorre a FestMalhas, considerada uma das mais tradicionais feiras do ramo no país.

O tricô consome menos fio do que o crochê.

O crochê produz um traçado semelhante ao de malha ou renda e pode ser usado uma variedade maior de fios, permitindo uma produção mais versátil de roupas, amigurumis, cestos etc. No tricô são utilizadas duas agulhas, mas sem aquele gancho hein! Ele é mais usado para peças de lã e costuma ser mais elástico.