Qual o dia mais frio de 2023?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Nesta terça-feira, 16 de maio, foi observada a menor temperatura de 2023 no Brasil, até agora. Na parte mais elevada da serra catarinense, a temperatura baixou até -2,8°C em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias, pela medição do Epagri-Ciram.

A expectativa é de que até duas frentes frias continentais avancem sobre o Brasil durante o mês de julho de 2023, uma na primeira quinzena e outra na segunda quinzena de julho. Estas duas frentes frias podem chegar até a Bahia.

Temperatura em setembro
De acordo com a análise da MetSul Meteorologia, setembro em 2023 deve ser marcado por temperatura acima da média histórica em grande parte do Centro-Sul do Brasil. Os maiores desvios de precipitação devem se dar no Centro-Oeste e em parte do Sudeste.

Em São Paulo, a média das máximas de 1 a 22 de agosto de 2023 foi de 27,0°C, 2,5°C acima da média Climatológica que é de 24,5°C. A média das temperaturas mínimas de 1 a 22 de agosto foi de 15,7°C, estando 2,4°C acima da temperatura mínima normal para agosto que é de 13,3°C.

A Serra de Santa Catarina registrou a primeira neve do inverno 2023 nesta sexta-feira (14). O fenômeno aconteceu durante a madrugada em Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici, e foi gravado por um morador.

No Brasil, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e acaba no dia 22 ou 23 de setembro. Trata-se da estação do ano mais fria, com queda nas temperaturas e, em alguns lugares, precipitação de neve.

A menor temperatura já registrada no país de modo oficial foi -11,6 °C. Esse recorde é da cidade catarinense de Xanxerê, atingido no dia 25 de junho do distante ano de 1945.

O inverno no Hemisfério Sul do planeta Terra terá seu início nesta quarta-feira (21/6), às 11h57, e se estende até o dia 23 de setembro. O fenômeno do Solstício de Inverno marca o início da estação com a noite mais longa do ano no Brasil. 17:40 - 19/06/2023 Quando começa o inverno em Minas Gerais?

O Inverno 2023 começou no Brasil às 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho. Neste ano, a estação terá a influência do fenômeno chamado El Niño, que um dos seus efeitos é deixar a atmosfera mais quente. Sendo assim, o Inverno não deve ser rigoroso.

O mês de Setembro se inicia com temperaturas abaixo da média no Sul, Sudeste e boa parte do Nordeste. A tendência de temperaturas mais baixas que o normal se mantém na região Sul, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo durante a maior parte do mês.

Marca é a sexta maior da série histórica do Inmet, que faz a medição na cidade desde 1943. A cidade de São Paulo registrou o dia mais quente de 2023 neste domingo (24), com 36,5º C.

A primavera de 2023 será especialmente marcada por muito calor no país e também mais chuva no Sul do Brasil.

Última atualização em 1 de setembro de 2023 às, 18h27. Na próxima quinta-feira, feriado de 7 de setembro, São Paulo deve sofrer com uma mudança brusca de temperatura, segundo o Clima Tempo. A previsão é que o mês comece com altas temperaturas e sem chance de chuva na cidade.

A previsão é de que a temperatura fique acima média normal em toda a Região Sul, no oeste de Mato Grosso, em quase todo o Mato Grosso do Sul e na maioria das áreas do Sudeste. O mapa mostra um resumo da tendência da temperatura para o Brasil, resumindo os meses de janeiro, fevereiro e março.

O mês de setembro de 2023 entra com um padrão de clima muito atrelado às condições do El Niño, além dos efeitos das temperaturas que vêm sendo registradas acima da média em diversas regiões do planeta, inclusive com recordes de registros no Brasil.

Verão brasileiro pode ter 'graus a mais'
Mas, em 2023, o país será afetado pelo fenômeno climático El Niño, que contribui para uma primavera e verão com temperaturas em torno ou acima da média, favorecendo períodos prolongados de calor mais intenso.

A temperatura mínima prevista é de 13°C, e a máxima não deve superar os 16°C. Os índices de umidade do ar se elevam significativamente, com valores mínimos acima dos 70%, completa o CGE.

A forte onda de calor que se instalou sobre o Brasil nesta terceira de agosto de 2023 começa a perder seu domínio com a passagem de uma frente fria.