Qual o Dia Internacional do churrasco?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

dia 24 de abril

Nesta segunda-feira, dia 24 de abril é comemorado o Dia Mundial do Churrasco, uma verdadeira celebração que está presente em diversas culturas, compondo diferentes momentos e exaltando muitos sabores.

Um passatempo favorito e uma tradição para muitos, o churrasco tem uma história longa e surpreendente. A mania de churrasco nasceu na verdade quando um ancestral humano chamado Homo erectus começou a cozinhar carne com fogo há cerca de 1,8 milhão de anos, de acordo com o Planet Barbecue (Workman Publishing, 2010).

A história do churrasco brasileiro tem sombras longas. Começa necessariamente no século XVII, no interior dos Sete Povos das Missões, comunidade criada pelos jesuítas no oeste do Rio Grande (abarcando Paraguai e Argentina) para reunir indígenas – em especial guaranis – na missão catequisadora.

Brasil

O influencer, de 17 anos, tem mais de 3,6 milhões de seguidores somando as contas no Instagram e no TikTok. Ele viralizou com diversas dancinhas ao lado dos amigos. Ao globo.com, Xurrasco contou que entrou no mundo das dancinhas no colégio. Com vergonha, ele acabava gravando os vídeos no banheiro.

Porto Alegre

Porto Alegre, a capital dos gaúchos, quer ser cada vez mais a Capital Mundial do Churrasco e, agora, com a companhia atenta e dedicada da maior plataforma de gastronomia do Rio Grande do Sul, reverbera todas as iniciativas e oportunidades, impulsionando toda a cadeia produtiva.

Porto Alegre

Capital Mundial do Churrasco, Porto Alegre recebe a primeira edição do "Porcaço" no 20 de Setembro - Jornal O Sul.

Chefes renomados como Jimmy Ogro e Helô Palácio fizeram parte do time de assadores. Considerado o maior churrasco do mundo, o festival BBQ Mix bateu um novo recorde ao servir mais de 52 mil porções de carne em Goiânia.

Joan Coromines

Origem do nome
O filólogo catalão Joan Coromines, no entanto, afirma que o termo originou-se em uma palavra muito antiga, anterior à presença dos romanos na Península Ibérica, que nos chegou vinda de sukarra (chamas de fogo, incêndio), formada por su (fogo) e karra (chama).

A palavra “churrasco” é tida para alguns especialistas, como proveniente da palavra basca “Sukarra”: su (fogo) e karra (chama). Essa palavra é mais antiga do que os povos românicos e sofreu várias mudanças até chegar ao nosso conhecido churrasco.

Como já mencionamos, os alemães são extremamente pontuais para começar seu churrasco. Todos sempre chegam rigorosamente na hora marcada. Já no Brasil, o costume é diferente: o churrasco é marcado para às 18 horas, e a maioria dos convidados chega às 20 horas, por exemplo.

Os primeiros registros da prática datam do século XVII. Inicialmente, os tupis já tinham o hábito de cozinhar carne numa fogueira em cima de pedras e uma grelha rudimentar feita de madeira. A partir daí, se popularizou nos pampas gaúchos, território dividido entre Brasil, Uruguai e Argentina.

Uma das frutas favoritas dos churrasqueiros para esta finalidade é o abacaxi, que é um excelente digestivo para servir após as carnes. Bananas, mangas, melancias e morangos também podem ser preparados na grelha. Elas servem tanto como um bom acompanhamento, como uma alternativa saborosa de sobremesa!

5 itens essenciais que não podem faltar no seu churrasco

  1. 1 – Carne, carvão e churrasqueira – os clássicos. Não poderíamos começar nossa lista sem. ...
  2. 2 – Kit de facas churrasqueiro. ...
  3. 3 – Utensílios básicos – a logística do churrasco. ...
  4. 4 – Tempero adequado para todos os gostos. ...
  5. 5 – Acompanhamento certo.

feijoada

No entanto, se levarmos em conta a popularidade do prato em todo o país, é possível destacar alguns pratos que são amplamente apreciados em todas as regiões brasileiras. Um desses pratos é a feijoada, considerada por muitos como o prato nacional do Brasil.

Churrasqueiro - O que faz, Salário, Carreira | Catho.