Qual o dia dos Erê?

Perguntado por: amoreira6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

dia 27 de setembro

No dia 27 de setembro se celebra em muitas partes do Brasil uma festa religiosa bastante popular, que se formou no entrecruzamento de diversas tradições religiosas.

Aqui no Brasil o Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente, logo após a primeira incorporação do Orixá. O Erê é o intermediário entre o iniciado e o Orixá.

Em 27 de setembro os terreiros de umbanda festejam os Erês, conhecidos também como Meninos d'angola, Ibeijada, Dois-Dois, Crianças, ou Ibejis.

Oferendas ao Erê:

  • Balas;
  • Bombons;
  • Pipocas;
  • Cocadas;
  • Pirulitos;
  • Refrigerantes;
  • Chocalhos;
  • Apitos, entre outros brinquedos de crianças.

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

Como fazer uma guia para Ibejis
Contas nas cores: azul e rosa, mas pode usar várias a seu gosto, deixando tudo bem colorido. Depois de escolher as contas, mergulhe sua guia em um copo com água e sal por uma noite, deixando-a no sereno. Feito isso, ponha para secar ao sol, entre três e cinco horas da tarde.

Sob tal aspecto, os erês aparecem como divindades infantis responsáveis pela ligação entre o adorador e seu orixá. Com sua leveza de espírito e espontaneidade, o erê possibilita comunicação indireta entre o orixá e o seu seguidor. Exerce, assim, a função de representante do orixá a ser consultado.

O Erê tem muitas funções, o Yaô, virado no Erê, pode fazer tudo o que o Orixá não pode, até mesmo as funções fisiológicas do médium, ele pode fazer. O Erê muitas vezes em casos de necessidade extrema ou perigo para o médium, pode manifestar-se e trazê-lo para a Casa, pegando até mesmo uma condução se for o caso.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar". Daí a expressão siré que significa "fazer brincadeiras". A palavra iré em iorubá significa "boa ação ou favor".

Os Ibejis não são o mesmo que erês como muita gente pensa. Erê é um ser intermediário, mas também tem um lado infantil, daí a confusão. Todos os dois tem um lado de purificação.

A única diferença seria que os Erês vibram numa energia extremamente sutil e positivada, enquanto que os Exús-Mirins vibrariam em uma energia densa e negativada.

Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.

Água (Câncer, Escorpião e Peixes)
As pessoas regidas pelo elemento Águasão as mais propensas à mediunidade. Isso porque são receptivas e possuem a sensibilidade à flor da pele. De maneira geral, elas têm facilidade para lidar com as ciências ocultas e nunca fecham as portas para as mensagens espirituais.

Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro. "Esses orixás que estão reinando, de uma forma geral, o ano.

Na Umbanda, os Erês são da linha de Oxumaré (orixá que representa a cobra arco-íris e é o caminho da felicidade).

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Orixá Protetor: descobrindo o Orixá de Cabeça na Umbanda
É necessário um mergulho na religião. Depois de se integrar, um Pai de Santo ou Mãe de Santo irá observar você para perceber qual é a presença energética mais forte que atua ao seu redor.