Qual o dia de Xapanã?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

17 de dezembro

Dia 17 de dezembro, dia do Orixá Xapanã / São Lázaro, no sincretismo afro gaúcho.

Oferendas e Saudação. A cor de Abaluaiê é o preto e a vela utilizada é branco e preto.

De Xapanã a Obaluaê
Nele também é comentado sobre a saudação “Atotô“. Na lenda – temendo a ira de Xapanã – os habitantes da região prepararam oferendas e o reverenciam o guerreiro acabado de chegar encostando a testa no chão e dizendo: Totô hum! Totô hum! Atotô!

Vale destacar que São Roque e Omolú são homenageados no dia 16 de agosto.

Hoje dia 17 de dezembro é comemorado o dia de Omulú Obaluaiê que possui sincretismo religioso com São Lázaro. Omulú-Obaluaiê é o orixá da faixa vibratória de cura, sendo responsável tanto pelas doenças como por sua cura, o que o torna um dos orixás mais temidos.

É considerado um dos orixás mais temidos, pois é responsável pela terra, pelo fogo e pela morte.

Guia de Proteção para Obaluaiê, Protetor de Virgem
Contas nas cores: vermelho, branco e preto.

Cores de Obaluaê: preto, vermelho e branco.

É utilizada para se obter paz de espírito, harmonia e equilíbrio em casa. Afasta o "gênio contrário" que poderá estar manifestado no ambiente, causando desentendimentos entre as pessoas.

OMULU - 22/12 a 20/1
Combina com os filhos de: Nanã, Oxóssi, Iansã e Ogum.

Omulu, Xapanã ou Abaluaiê
É o orixá que domina a Terra, o Sol e as epidemias. É o orixá da saúde, protetor dos aleijados. Suas comidas são o bode, o galo e o porco.

O dia consagrado a ele é quarta-feira, dentro da nossa numerologia religiosa, usamos o número nove.

Farinha-de-Xapanã - Farinha de mandioca pilada com amendoim torrado e açúcar. Comem os orixás e as pessoas. Esta é uma comida que, no passado, as escravas vendiam nas ruas de Porto Alegre com o nome de 'farinha-de-cachorro'. Feijão-miúdo com canjica - É servido para Obá, e as pessoas não o comem.

Xapanã é um orixá oriundo de Empê, no território dos nupés. Era um guerreiro terrível que, seguido de suas tropas, percorria o céu e os quatro cantos do mundo. Ele massacrava sem piedade aqueles que se opunham à sua passagem. Seus inimigos saíam dos combates mutilados ou morriam de peste."