Qual o dia de comer lentilha?

Perguntado por: ncavalcante . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A tradição de comer lentilha no ano novo veio da Itália e foi trazida por imigrantes que garantiam que, exatamente à meia-noite, quem quiser ter prosperidade a partir do dia 1° de janeiro deve comer um prato desse alimento.

Na verdade, a lentilha não engorda, mas precisa ser consumida com moderação. Uma boa medida são três colheres de sopa de lentilhas por dia. Para evitar que elas causem gases intestinais, a dica é deixá-las de molho antes do cozimento e utilizar uma nova água no momento em que forem para a panela.

O consumo regular das lentilhas germinadas, segundo os cientistas, pode ser benéfico para prevenção e controle do diabetes. Isso porque as lentilhas têm a capacidade de melhorar o metabolismo da glicose no sangue, os lipídios e as lipoproteínas em pessoas diabéticas e saudáveis.

A lentilha é importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio e ferro. Ela também é rica em fibras o que ajuda no bom funcionamento do trato digestivo e pode contribuir positivamente para a perda de peso.

Esses grãos possuem ácido fítico ou fitato – uma substância que se liga ao cálcio, ferro, magnésio e vários outros nutrientes e bloqueiam a absorção desses minerais pelo corpo. Ou seja, deixar esses alimentos de molho ajuda tanto do ponto de vista nutricional, como melhora desconfortos como os gases.

O prato de lentilhas é aquela tentação que vem para nos tirar da direção certa. É aquele desejo da carne que grita tão alto, que nos torna surdos à sensatez. É aquele impulso, um ímpeto que domina a razão, nos tirando as forças de perseverar na luta contra o mal.

Boa parte das simpatias que visam atrair prosperidade financeira envolvem comidas. Três das mais comuns são realizadas com romãs, associadas à fartura e fertilidade, uvas, associadas à boa sorte, e lentilhas, que eram comparadas com moedas por sociedades mais antigas e, por isso, são associadas à prosperidade.

Além das aves, frutas com espinhos na casca também devem ser evitadas na ceia de Ano-Novo. De acordo com a crença, os espinhos representariam obstáculos e situações difíceis no futuro. O que comer: Por isso, em vez de abacaxi, pitaia, lichia e graviola, por exemplo, sirva uvas, maçãs e romã no Réveillon.

Alimentação Saudável
Embora o feijão seja um alimento menos calórico, a lentilha apresenta mais nutrientes, o que no final das contas pode ser uma ótima forma de compensação.

Os alimentos fontes de melatonina (o hormônio do sono) ou de precursores dele também são bem-vindos. Anote aí quais são: lentilha, pistache, trigo, aveia, amêndoas, sementes de girassol, mostarda, banana e chocolate 70% cacau.

O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.

2 – Lentilha
No entanto, o seu consumo sem deixar de molho pode desencadear alguns problemas, como gases, inchaço abdominal e diarreia. Por isso, antes de cozinhar a lentilha, é preciso deixar de molho por 12 horas (no mínimo), com o objetivo de reduzir todos os antinutrientes e alguns resíduos de sujeira.

3. Quais são os benefícios da lentilha para emagrecer? A lentilha é rica em fibras e tem baixo teor de calorias. Por isso, colocar a leguminosa na rotina alimentar vai ajudar no processo de perda de peso.

A leguminosa é rica em proteínas, Ômega 6 e 9, vitaminas do complexo B1, zinco e magnésio e proteínas.

Para aqueles que procuram comer de maneira saudável e melhorar o controle sobre o seu diabetes, os legumes podem ser uma excelente escolha alimentar em ambos os aspectos. Feijão, lentilhas e ervilhas são todos considerados parte desta família e cada um deles tem suas próprias vantagens únicas a oferecer.

Quem não pode comer
Por aumentar a produção de gases intestinais, provocando desconforto gástrico, a lentilha também deve ser evitada por pessoas com diarreia e colite ulcerativa. Além disso, a lentilha não é indicada para pessoas que têm intolerância ou alergia a essa leguminosa.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico.

A nutricionista ainda ensina a colocar algumas gotinhas de limão ou vinagre nesta água do molho. Além de livrar os grãos do ácido fítico, esse processo de fermentação vai evitar gases e desconfortos gástricos muitos comuns, como a distensão abdominal e flatulências.

O processo de limpeza dos grãos é importante, mas não é preciso deixá-los de molho assim como o feijão. Se a lentilha ficar de molho antes de seu cozimento, o grão ficará muito mole e pode até desmanchar. Portanto, coloque a lentilha em uma peneira e jogue água corrente para limpar os grãos, apenas.