Qual o dia da semana em que Jesus morreu na cruz?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Muitos pesquisadores consideram a data de 14 de Nissan (mês do calendário judaico), isto é, na sexta-feira 3 de abril. Mas nem mesmo os Evangelhos estão de acordo: Marcos, Lucas e Mateus falam de um dia e João de outro.

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

Alguns historiadores falam que o dia 25 de dezembro começou a ser especulado por meio de escritos de Sextus Julius Africanus, historiador romano do século III, que supostamente teorizou essa data como o dia do nascimento de Jesus.

Com o crescimento do Cristianismo, sobretudo a partir do século IV, acredita-se que o dia 25 de dezembro foi ressignificado como o nascimento de Cristo para enfraquecer as comemorações pagãs e conquistar fiéis para o cristianismo.

“A data do Natal foi fixada em 25 de dezembro pelo imperador Constantino, porque nesse dia era celebrada a grande festa solar em Roma”, explica Ramón Teja, professor emérito de História Antiga da Universidade de Cantábria (Espanha), especialista em história do cristianismo e presidente de honra da Sociedade Espanhola ...

Na língua portuguesa, a origem dos nomes dos dias da semana vem da Idade Média. O domingo, derivado do latim "dies Dominica", dia do Senhor, é considerado o último da semana para os cristãos. Ou seja, o sétimo, quando Deus descansou da criação do mundo.

A resposta para esse questionamento está na tradição de civilizações antigas, nas religiões e em convenções sociais impostas no início da revolução industrial. A divisão da semana em sete dias começou na Babilônia, civilização que ocupou a região da Mesopotâmia e teve o seu auge dois mil anos antes de Cristo.

Outras nações também consideram o domingo como primeiro dia da semana. Isso porque em muitas religiões, esse dia é considerado um dia de descanso e o dia mais importante da semana, pois seria o dia do Senhor, como nos diz sua origem etimológica (Dominus Dei, que significa Dia do Senhor).

Jesus não deseja abolir o sábado, mas quer curá-lo do que tenha se tornado. Jesus queria que aqueles homens, ali presentes, entendessem a importância de se fazer o bem em qualquer momento. Nós não podemos ser escravos, pois Deus nos criou livres para praticarmos somente o bem a qualquer tempo.

O sábado, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o sétimo dia da semana, seguindo a sexta-feira e precedendo o domingo, é um dia de oração e de descanso para judeus e cristãos sabatistas.

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

Jesus teria nascido entre 9 de março e 4 de maio do ano 5 antes de Cristo.

“O imperador Tibério governou Roma entre 14 e 37 d.C., sabemos que Jesus nasceu entre 7 e 4 a.C. no final do reinado de Herodes. Sabendo que viveu 30 anos, podemos datar sua morte entre os anos 26 e 28”.

O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, a data é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo. Esperança e tempo de renovação fazem parte do espírito natalino. O Natal traz, não só para os cristãos, mas para muita gente, um desejo de fechamento e início de ciclos.

Tradição cristã
A estrela que vai no topo do pinheiro é um objeto que possui significado para os cristãos. Ela representa a estrela de Belém, que segundo a tradição teria sido o que revelou aos três reis magos que Jesus havia nascido e os levou à Belém.

"Do ponto de vista bíblico o nascimento de Jesus significa a entrada de Deus na essência humana. A expressão clássica é 'o verbo se fez carne'. Então, significa a manifestação de Deus em carne humana, para que os homens pudessem compreendê-lo melhor. A Bíblia não diz que 'o Natal é isso', apenas que Jesus nasceu.

As celebrações de Natal nas denominações do cristianismo ocidental há muito tempo começam na noite do dia 24 de Dezembro, devido em parte ao dia litúrgico cristão começar ao pôr do sol, uma prática herdada da tradição judaica e baseada na história da Criação no Livro de Gênesis: "e houve tarde, e houve manhã - o ...

É por isso que essa data é cristianizada e está determinado que o nascimento de Jesus foi em 25 de dezembro", explica Antonio Piñero. Nesse mês, também os romanos celebravam a Saturnalia, festa dedicada ao deus Saturno "em que se penduravam guirlandas, se distribuíam presentes e até havia árvores como a nossa no Natal.

1779 — Dona Maria I, rainha de Portugal, funda a Academia Real das Ciências de Lisboa. 1924 — Albânia torna-se uma república. 1938 — Inaugurada oficialmente a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. 1951 — Líbia torna-se independente.

No dia 25 de dezembro, na maior parte dos países de cultura cristã, celebra-se o nascimento de Jesus Cristo, considerado pela tradição cristã como o filho de Deus e uma das três partes da Trindade Santa, junto ao Espírito Santo e Deus Pai.