Qual o Deus que os samaritanos adoravam?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Ao mesmo tempo em que adoravam ao Deus de Israel adoravam a deuses estran- geiros. Sendo assim os habitantes de Samaria, tanto hebreus como estrangeiros criaram uma religião sincrética.

Samaritano é o indivíduo natural da região de Samaria, próximo a Jerusalém. Na época de Jesus, muitos judeus odiavam os samaritanos, pois eram considerados estrangeiros impuros.

Em relação à religião samaritana Silva (2009, p. 110) observa que essa era uma “combinação da religião hebraica apostatada e do paganismo”. Po- rém, faziam da lei de Moisés o fundamento de suas ações e práticas da vida e, por isso, se julgavam mais religiosos que os judeus.

Os peregrinos que passavam pela Samaria eram muitas vezes assaltados. No entanto, Jesus decide, não só passar através deste território, mas também pedir hospitalidade numa de suas cidades. Revela-se, neste acontecimento, o coração generoso de Jesus. No entanto, sua oferta de amizade é recusada.

Clamavam que um povo que uma vez cultuara cinco deuses, não podia ser aceito por Jeová. Ridicularizavam a pretensão dos samaritanos de que Moisés havia enterrado o Tabernáculo e seus vasos no cume de Gerizim.

e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém.

“Do lado judeu, a hostilidade era tão grande que nas sinagogas os samaritanos eram frequentemente malditos; os judeus rezavam a Deus para não dar a eles nenhuma parte na vida eterna, recusavam um testemunho feito por um samaritano, não aceitavam nenhum serviço deles” (FEUILLET, 1980, p. 345).

Samaritano é quem nasce em Samaria, uma região não vista com bons olhos pelos judeus. Mesmo assim, foi ele quem teve a atitude de interromper sua jornada para ajudar o próximo. Desde então, a expressão Bom Samaritano passou a representar essa pessoa que sabe ajudar ao próximo, sem olhar a quem.

Uma classe inferior de sacerdotes, os levitas, faziam as tarefas braçais do templo. Aquele levita, ao menos, aproximou-se para ajudar. Ele “chegou” e viu. Pode ser que ele quisesse ajudar, mas talvez se considerasse indigno de ajudar; ele tampouco tinha o poder de salvar uma pessoa agonizante.

Quando olhamos para esta parábola do bom samaritano, acreditamos que para sermos bons samaritanos precisamos apenas socorrer quem está jogado nas ruas, fazer algo pelos pobres – e isso nós precisamos fazer sempre.

Em Esdras 3, lemos como os judeus que retornaram sob a direção de Zorobabel e Jesuá (o líder dos sacerdotes) começaram a reconstruir o templo. Eles começaram pelo altar, para que pudessem realizar os sacrifícios ordenados pela lei de Moisés. Depois, começaram a construir os alicerces.

profeta Eliseu

A esposa de Naamã tinha uma empregada que lhe falou do profeta Eliseu, que vivia em Samaria, em Israel. Eliseu era um sujeito capaz de trazer a cura para o general. E disse esta à sua senhora: antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria: ele o restauraria da sua lepra.

E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata. 26.

Poço de Jacó, também conhecido como Fonte de Jacó e Poço de Sicar, é um poço profundo escavado na rocha sólida que tem sido associado a tradição religiosa com Jacó por cerca de dois milênios. Está situado a uma curta distância do sítio arqueológico de Tell Balata, que é considerado como o local de Siquém bíblica.