Qual o Deus da Etiópia?

Perguntado por: lsalgado8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Haile Selassie

Haile Selassie é uma figura crucial na história da Etiópia e da África. É considerado um símbolo religioso, o Deus encarnado, entre os adeptos do movimento rastafári, que contava com cerca de seiscentos mil a oitocentos mil adeptos (praticantes) a nível mundial em 2005.

Selassie

Isso, no entanto, pode não ser a primeira coisa que vem à mente ao ouvir o nome de Haile. Ele é mais facilmente identificado por sua ligação com o cantor jamaicano Bob Marley e os rastafaris. Selassie é adorado como um deus por pessoas que moram a milhares de quilômetros de distância.

Menelique

Menelique (Menelik), o primeiro Imperador da Etiópia, tradicionalmente acredita-se ser o filho do rei Salomão de Israel e Maqueda, a Rainha de Sabá.

Ez 29, 10), de etíopes, o que significa “caras queimadas” [...] Na época greco-romana, a alcunha etíope (“cara queimada”) se tornou designação genérica dos habitantes desde o sul do Egito, passando por toda a África até os países em torno do Oceano Índico e à India.

O texto transcrito é o marco que assinala o início da caminhada do Cristianismo para África, através do funcionário da rainha da Etiópia, convertido pelo apóstolo Filipe, por volta do ano 36 (o ano 62 é o da fundação da primeira igreja cristã em África).

fé rastafári

Bob Marley converteu-se em 1966 à fé rastafári, movimento religioso afrojamaicano que proclama Haile Selassie, o último imperador da Etiópia, como a reencarnação de Jesus Cristo ou como a própria representação de Deus (Jeová, costumeiramente chamado pela forma abreviada "Jah").

Haile Selassie

Haile Selassie – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na Bíblia, as palavras Jah, Yahweh e Jeová são usadas para representar o nome pessoal de Deus. O Deus designado na Bíblia é considerado por judeus e cristãos o único Deus verdadeiro.

Uso rastafári
Rastafáris usam os termos Jah ou às vezes Jah Jah como um termo para o Senhor Deus de Israel ou Haile Selassie, que alguns Rastafari consideram como a encarnação do Deus do Antigo Testamento ou como a reencarnação de Jesus Cristo, que também é conhecido pelos título etíope Janhoy.

Rastafari não era uma religião, nem uma organização sociopolítica ou ainda uma filosofia; antes, era uma atividade dirigida à busca da compreensão e aceitação-realização da “Vontade de Deus” (Jah).

Significado de Rastafári
apositivo, substantivo masculino e feminino Diz-se de, ou movimento místico, político e cultural dos negros da Jamaica e das Antilhas anglófonas. (A música reggae é manifestação desse movimento.). Diz-se de, ou indivíduo desse movimento. Etimologia (origem da palavra rastafári).

Conhecemos a história do encontro entre Salomão e a rainha de Sabá graças à Bíblia hebraica.

  • Roboão
  • Menelique I

A República Democrática Federal da Etiópia é a segunda nação mais populosa do continente africano e a décima maior em área. A sua capital é Adis Abeba e a língua oficial é o amárico.

“A comunidade judaica etíope é considerada um dos mais antigos exilados do povo judeu”, explicou Danielle Mor da JAFI. “Na verdade, acredita-se que eles sejam da tribo de Dan, exilados pelos babilônios. Eles seguiram o Nilo Azul para o sul, longe do Egito e do Iêmen, eventualmente se estabelecendo na Etiópia.

Do ponto de vista temporal, enquanto as nações que, assim como o Brasil, usam esse modelo consideram estar em dezembro de 2022, se preparando para o início de 2023, na Etiópia, é o ano de 2016, mais precisamente, agosto de 2016.

País que ficava ao sul do Egito e que incluía a Núbia, o Sudão e o norte da Etiópia dos tempos modernos. Em hebraico esse país se chamava Cuxe (RA) ou Cuse (RC), nome de um dos filhos de CAM (1). Israel teve alguns contatos com a Etiópia (#Nm 12.1; 2Cr 12.3; 14.9-13; 2Rs 19.9).