Qual o destino de Solano em Pantanal?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

Na reta final da história, Solano (Rafa Sieg) será descoberto e capturado pela comitiva de José Leôncio. Ele passará por maus bocados na fazenda do rival de Tenório. Esperto, o pistoleiro conseguirá enrolar o rei do gado e os seus peões, saindo de lá livre, leve e solto na novela das nove da Globo.

Assassinado por Juma em forma de onça é como Solano morre em Pantanal. Este foi o fim do personagem no folhetim de 1990 da Manchete e o site oficial da emissora da novela, o Gshow, já confirmou que o mesmo se repetirá na versão comandada por Bruno Luperi.

Depois de sair da fazenda de Tenório (Murilo Benício), Solano (Rafa Sieg) se abrigará na tapera de Juma (Alanis Guillen), em “Pantanal”.

Guardião aterroriza Solano ao encontrar o matador na tapera de Juma. Em Pantanal, o Velho do Rio (Osmar Prado) vai bater de frente com Solano (Rafa Sieg). A entidade surge na tapera de Juma (Alanis Guillen), onde tem um embate tenso com o matador de aluguel.

Depois de muito caos, Solano vai embora da fazenda de Tenório, mas se esconde na tapera de Juma para finalizar o serviço antes de partir de vez do Pantanal. O Velho do Rio vai estar rondando a região e surpreende o pistoleiro. O ser místico acaba levando um tiro ao enfrentar Solano e agoniza enquanto Juma chega.

Juma (Alanis Guillen) vai tomar gosto pela morte depois de devorar Solano (Rafael Sieg) em Pantanal. Transformada em onça, ela matou o pistoleiro de Tenório (Murilo Benício) e prometerá a Muda (Bella Campos) que fará o mesmo com o bigodudo da novela das nove da Globo.

Na primeira versão da novela, ele morreu ao ameaçar Juma e o bebê da filha da mulher-onça. Solano (Rafa Sieg) irá se abrigar na tapera de Juma (Alanis Guillen), onde será assombrado pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que o faz perder seu revólver na mata.

Jove e Juma
Se o desfecho seguir o mesmo caminho da versão de 1990, Jove (Jesuíta Barbosa) assumirá os negócios do pai e Juma (Alanis Guillen) aceitará morar de vez na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeiras).

Chegando lá, Solano estava escondido e a fez de refém. Porém, o matador não tinha a mínima ideia do que Juma era capaz de fazer com “reiva” e com dores do trabalho de parto. A personagem de Alanis Guillen se transformou em onça e atacou o atirador, o matando com as próprias mãos.

De acordo com o amigo de Juma, o velho Joventino foi picado por uma cobra e morreu. Logo em seguida, seu corpo desapareceu enquanto que sua alma reencarnou na entidade responsável por proteger a natureza.

Solano descobre que Roberto suspeita dele e de Tenório e resolve matá-lo em Pantanal (Foto: Reprodução/ Globo) Em Pantanal, da Globo, nos próximos capítulos, Tenório verá Marcelo saindo do quarto de Guta, de manhã e confirmará que os dois estão dormindo juntos.

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite. Após fazer a passagem, o poderoso vê pela primeira vez o velho na foto tirada por Jove (Jesuíta Barbosa). Leôncio vira espírito e clama pelo pai.

Em seguida, o Velho do Rio aparece em cena para Juma e revela que sabe cada detalhe da briga. Porém, ele conta a ela algo que não sabia: Tadeu não é filho verdadeiro de Zé Leôncio, segredo guardado a sete chaves por Filó (Dira Paes).

No último capítulo da versão original de Pantanal, o Velho do Rio finalmente tem seu esperado encontro com José Leôncio. Ali, a entidade explica por que ficou tanto tempo ausente e que a função do rei do gado agora é ser o novo Velho do Rio, para que ele "possa descansar".

Cena emocionou o público da novela
A novela das 21h da Globo promoveu o encontro do Velho do Rio (personagem de Osmar Prado) com uma comitiva fantasma, que trazia entre os integrantes o ator Claudio Marzo, que deu vida ao mesmo Velho do Rio na primeira versão da novela, de 1990.