Qual o destino de Juma?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

Juma (Alanis Guillen) terá um desfecho surpreendente em Pantanal. Conforme revelado pelo portal Observatório da TV, a mulher-onça terminará a história ao lado de Jove (Jesuíta Barbosa), mas com um pequeno detalhe: a protegida do Velho do Rio (Osmar Prado) mudará completamente seu comportamento.

Jove e Juma
Os dois viverão felizes com a filha Maria Leôncio Marruá, que nasce na reta final e aparece já criança no último capítulo, após uma passagem de tempo.

Jove busca novas tecnologias e modelos de sustentabilidade para a região. Além disso, vira parceiro de Zuleica (Aline Borges) e Marcelo (Lucas Leto) no ramo agropecuário. Ele também se acerta de vez com Juma e ajuda a onça a criar a filha. A menina cresce e fica muito parecida com Maria Marruá (Juliana Paes).

Juma (Alanis Guillen) vai tomar gosto pela morte depois de devorar Solano (Rafael Sieg) em Pantanal. Transformada em onça, ela matou o pistoleiro de Tenório (Murilo Benício) e prometerá a Muda (Bella Campos) que fará o mesmo com o bigodudo da novela das nove da Globo.

Assim como em 2022, em 1990 uma das cenas mais aguardadas pelo público de "Pantanal" foi a de Juma como onça matando Solano.

Guardião aterroriza Solano ao encontrar o matador na tapera de Juma. Em Pantanal, o Velho do Rio (Osmar Prado) vai bater de frente com Solano (Rafa Sieg). A entidade surge na tapera de Juma (Alanis Guillen), onde tem um embate tenso com o matador de aluguel.

Na primeira versão da trama, exibida em 1990, Jove e Juma tiveram uma menina que foi batizada como Maria Marruá Leôncio, interpretada por Leandra Leal. A atriz, que hoje tem 39 anos, fez a sua participação em Pantanal com apenas oito anos. Ela foi escalada por sua mãe, Angela Leal, interpretada Maria Bruaca à época.

O final de Juma em Pantanal, assim sendo, foi dar à luz a seu primeiro herdeiro, uma menina. Na época, a garotinha foi interpretada por Leandra Leal.

Jove (Jesuita Barbosa) não consegue tirar Juma (Alanis Guillen) da cabeça em Pantanal. Brigado com a mulher, o mocinho da novela das nove da Globo vai colocar a própria vida em risco ao pegar estrada transtornado, à noite, com a cabeça na tapera.

Nos próximos capítulos de Pantanal, Juma (Alanis Guillen) descobrirá que está esperando um filho de Jove (Jesuíta Barbosa), afinal ela só transou com o marido no remake assinado por Bruno Luperi.

Na primeira versão, na fase jovem, o protagonista da trama, José Leôncio, era interpretado pelo ator Paulo Gorgulho. Agora, no remake, ficou com Renato Góes.

José Leôncio (Marcos Palmeira) vai morrer e assumir o posto de Velho do Rio em Pantanal. O "rei do gado" da novela das nove da Globo encarnará a entidade interpretada por Osmar Prado após reencontrar o pai pela primeira vez depois de sua morte.

Os Juma são um povo de filiação lingüística Tupi-Guarani e constituem um subgrupo Kagwahiva. Atualmente, os remanescentes Kagwahiva são os seguintes: Jiahui, Tenharim (do rio Marmelos, do Igarapé Preto e do Sepoti), Parintintin, Juma, Uru-eu-wau-wau, Amondawa, Karipuna, além de alguns possíveis grupos isolados.

Quem mais morre em Pantanal
O primeiro a morrer é Tenório, que acaba sendo assassinado por Alcides (Juliano Cazarré) em um embate sangrento. Ele é morto com uma lança no peito e depois é arremessado no rio cheio de piranhas. Depois, mais precisamente no último capítulo na trama das nove, quem morre é José Leôncio.

Solano esconde a verdade sobre a morte de Roberto
Após ser flagrado de revólver em mão pelo filho caçula de Tenório (Murilo Benício), o matador/peão tenta enrolá-lo, mas fica com o pé atrás e faz questão de acompanhá-lo quando este sai para esfriar a cabeça.

Em 'Pantanal', Solano afoga Roberto ao se sentir ameaçado: 'Não estava nos planos assassiná-lo', diz intérprete do matador.

Em seguida, o Velho do Rio aparece em cena para Juma e revela que sabe cada detalhe da briga. Porém, ele conta a ela algo que não sabia: Tadeu não é filho verdadeiro de Zé Leôncio, segredo guardado a sete chaves por Filó (Dira Paes).

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite. Após fazer a passagem, o poderoso vê pela primeira vez o velho na foto tirada por Jove (Jesuíta Barbosa). Leôncio vira espírito e clama pelo pai.

Continuar lendo Qual destino de Juma?