Qual o desconto para quitar o Fies?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Quem tem dívidas do FIES e se encaixa nos requisitos estabelecidos pela Lei 14.375/22 pode negociá-las e ainda obter até 99% de desconto. Quem não tem nenhum atraso nas mensalidades do FIES e está em dia com o pagamento pode aproveitar o desconto de 12% caso opte por pagar o restante do saldo devedor à vista.

A renegociação do FIES pode ser feita na Caixa ou no Banco do Brasil. O processo pode ser feito por aplicativo (FIES Caixa ou BB), pelo Sistema de Financiamento Estudantil (da Caixa) ou em uma agência bancária BB; É obrigatório que a solicitação seja feita até 31/12/2022.

É permitida, a qualquer tempo, a amortização parcial ou liquidação antecipada do saldo devedor. O estudante poderá optar entre os dias 5, 10, 15, 20 ou 25 como data de vencimento de suas parcelas trimestrais de juros e prestações mensais. Os extratos para o pagamento são remetidos ao endereço do estudante.

Anistia do Fies
Outro projeto, o de Lei 237/23, prevê anistia total ao estudante que possua débitos vencidos com o Fundo de Financiamento Estudantil não pagos até 31 de dezembro de 2022.

Onde quitar dívida do FIES com desconto? As renegociações podem ser feitas tanto na Caixa Econômica Federal quanto no Banco do Brasil. Caixa Econômica Federal: pode ser feita pelo aplicativo “FIES Caixa” ou pelo Sistema de Financiamento Estudantil.

No caso do FIES esses juros são acrescentados nas parcelas mensalmente, assim, quando você começa a quitar as parcelas, o valor da dívida vai diminuindo, mas os juros e as taxas não. Por isso temos a sensação que o saldo devedor não diminui nunca.

O bônus de 20% deve ser usado na amortização do saldo devedor do financiamento estudantil. Caso o valor do crédito concedido seja superior ao valor do saldo devedor, o beneficiário pode receber o crédito em conta bancária no prazo de 180 dias após a eventual publicação da lei.

O estudante pode solicitar a renegociação de duas maneiras. No primeiro cenário, é possível solicitar um novo parcelamento e o saldo devedor total será dividido em 48 parcelas mensais. No segundo caso, é possível incluir os valores em atraso nas parcelas a vencer.

Redação ENEM 2023
Pensando em facilitar a divida dos devedores, o Governo trouxe uma forma de quitar os valores. Por isso, veja as condições de perdão de dívida Fies são as seguintes: Desconto de 92% do valor em débito; Parcelamento das dívidas com prazo máximo de 150 meses.

O pagamento ocorrerá por meio das vias de atendimento do seu banco, seja ele Banco do Brasil ou Caixa Econômica. Atenção: Essa é uma medida para reduzir a sua inadimplência, então, honre com as mensalidades do acordo. Não atrase o pagamento!

O Projeto de Lei 237/23 prevê anistia ao estudante que possua débitos vencidos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não pagos até 31 de dezembro de 2022. Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a anistia incluirá juros, multas e encargos e independerá de manifestação expressa do beneficiário.

Desconto de 92% no valor consolidado da dívida, para inscritos no CadÚnico ou que tenham recebido auxílio emergencial em 2021. Saldo remanescente também pode ser amortizado em 15 prestações; Desconto de 77% no valor consolidado da dívida nos demais casos. Saldo também pode ser amortizado em 15 meses.

Todos os pagamentos do FIES são feitos diretamente para a instituição financeira contratada. O boleto do FIES pode ser pago em lotéricas, caixas eletrônicos, no próprio banco ou por aplicativos bancários, dentro da data de vencimento.

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:

  1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso. O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. ...
  2. Selecione os acordos disponíveis. ...
  3. Pague o boleto.

Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00. Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].