Qual o depressivo que emagrece?

Perguntado por: rgouveia . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Cloridrato de fluoxetina, de sertralina e de bupropiona são os mais recomendados em consultório.

A Sertralina pode ser usada para o controle de sintomas de ansiedade. Portanto, ajuda no controle do impulso alimentar, de comer cada vez mais. Isso faz com que a pessoa coma menos e, por consequência, emagreça. Entretanto, o emagrecimento não é tão significativo, variando, no geral, de 0,5 a 1,0 Kg.

A bupropiona atua nos níveis de dopamina e noradrenalina no cérebro, aumentando a motivação e a sensação de bem-estar.

Casos de ansiedade de curta duração causam muitas vezes uma redução aguda no apetite, em que algumas pessoas podem passar alguns dias comendo bem menos do que o normal, conscientemente ou não. Quando acontece esse déficit de calorias num curto prazo, a ansiedade emagrece.

De forma geral, a perda de peso não intencional pode ser devido a alterações gastrointestinais, doenças neurológicas, problemas na tireoide, como hipertireoidismo, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças infecciosas, como tuberculose e AIDS, por exemplo.

Segundo o endocrinologista, os períodos de luto ou tristeza podem ocasionar momentaneamente mudanças na alimentação, provocando casos de perda ou ganho de peso. A princípio, isso não é grave, mas deve ser controlado para não evoluir para quadros de transtorno alimentar.

De acordo com a médica psiquiátrica Danielle H. Admoni, a sertralina não é um remédio diretamente relacionado ao ganho ou à perda de peso como outros antidepressivos — como a fluoxetina e a vortioxetina, que podem levar ao emagrecimento; e a mirtazapina, que pode gerar os quilos a mais na balança.

O cloridrato de sertralina é um medicamento prescrito para tratar a depressão, incluindo quando ela é acompanhada de sintomas de ansiedade. Pois bem, o fármaco atua justamente para controlar essas manifestações e ajuda a equilibrar: humor, sono, ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Quais são os efeitos colaterais da sertralina? Tontura por causa da redução de sódio no sangue e diarreia são as reações adversas mais comuns.

A Bupropiona
É uma medicação com diversas qualidades que a distinguem dos outros antidepressivos – dificilmente causa disfunção sexual e pode até melhorar o libido, não é associado com ganho de peso, e é mais eficaz em melhorar sintomas como cansaço e hipersonia.

O clonazepan não é um medicamento que causa emagrecimento, porém pode provocar alterações de peso – para mais ou para menos – como resultado de efeitos colaterais do seu uso.

No início do tratamento, a sertralina pode inibir ou aumentar o apetite. Por isso pode haver perda ou ganho de peso. Boa parte das pessoas apresenta ganho de peso. Caso observe que houve aumento rápido de mais de 2 kg, converse com seu médico para que ele possa orientá-lo.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Conheça a seguir, alguns dos sintomas psicológicos causados pela ansiedade:

  1. Ver perigo em situações cotidianas. ...
  2. Preocupação excessiva. ...
  3. Inquietação. ...
  4. Medos ilógicos. ...
  5. Estar sempre à beira de um ataque de nervos. ...
  6. Falar em público, nem sonhando. ...
  7. Pensamentos obsessivos. ...
  8. Insônia.

Os ataques de pânico podem sinalizar uma crise intensa de ansiedade. A sensação repentina de medo, coração acelerado, aperto no peito e garganta, suor, tremor, mãos frias, dores no estômago e fraqueza acontecem nesse tipo de ataque e estão intimamente relacionados a transtornos de ansiedade.

A seguir, indicamos 6 dicas que são fundamentais para quem está tentando aumentar de peso de forma saudável:

  1. Comer de 3 em 3 horas. ...
  2. Incluir proteínas em todas as refeições. ...
  3. Consumir gorduras boas. ...
  4. Comer pelo menos 3 frutas por dia. ...
  5. Beber pelo menos 2,5 L de água por dia. ...
  6. Realizar atividade física.

O Whey Protein é um dos principais suplementos para engordar do mercado. Geralmente, sua base proteica é feita a partir do soro do leite. No entanto, ele também possui outros elementos, como aminoácidos (leucina, glutamina e arginina).

A flacidez da pele do rosto e do pescoço não é apenas uma consequência do passar dos anos. Quem diz adeus a alguns (ou muitos) quilos pode deparar-se também com esta realidade, visto que a perda de peso leva a uma diminuição do tecido celular subcutâneo na face, havendo redução do volume geral.