Qual o dente que tem 3 raízes?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais. Molares inferiores: mais de 92% têm duas raízes e três ou quatro canais.

Cada dente possui uma coroa e uma, duas ou até três raízes.

Os molares inferiores possuem duas raízes, enquanto os molares superiores têm três.

O dente do siso é um terceiro molar e, como dente molar que é, tem entre duas a três raízes, dependendo da posição que ocupa na boca. Se for um dente do siso superior (molar superior), temos um dente com três raízes, enquanto que um dente do siso inferior (molar inferior), temos um dente com duas raízes.

No caso do 27, na grande maioria dos casos, há quatro canais (dois deles estão em uma mesma raiz).

Os dentes sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a se formarem em nossas bocas. Temos 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados.

canino

O dente que possui a raiz mais longa é o canino. Geralmente os dentes seguem as características da pessoa. Se a pessoa é longilínea (alta) os dentes podem apresentar coroas longas e raízes longas também. A raiz de um canino pode chegar a uns bons 2 centímetros.

Os dentes mais posteriores da boca são os molares. Eles têm superfícies mais largas e planas com 4-5 cúspides. Eles são projetados para triturar os alimentos. Em geral, os molares têm duas raízes, embora o primeiro molar maxilar (atrás do segundo pré-molar) tenha três raízes.

Esses dentes apresentam variação no número de raízes. Eles podem apresentar duas raízes, três raízes e até mesmo quatro raízes. A fusão de raízes no segundo molar superior é um fato comum, principalmente nos pacientes de origem mongólica.

O segundo molar inferior, na sua forma anatômica padrão, é um dente com duas raízes (mesial e distal), com um único canal na raiz distal e dois na mesial.

O primeiro molar inferior apresenta comple- xa variação quanto ao número de raízes e canais radiculares. É mais freqüente evidenciar a presen- ça, de duas raízes (uma mesial e uma distal) e três canais (dois na raiz mesial e um na raiz distal)7,8.

A face oclusal do primeiro molar inferior possui um formato hexagonal, que é assimétrico devido a diferença de tamanho entre as cúspides. Além disso, o primeiro molar inferior possui duas raízes, uma mesial e outra distal.

Molares: No fundo da boca localizam-se os dentes molares, sendo também quatro no arco superior e quatro no inferior. São utilizados para triturar e mastigar os alimentos, correspondendo ao último processo pelo qual o alimentos passa antes de ser engolido.

Segundo molar inferior: 37 e 47.

"Surgimento de cáries, doenças gengivais, devido à dificuldade de higienização no local, reabsorção da raiz do dente vizinho e até o desenvolvimento de cistos e tumores", atenta. Esse dente, que mais parece não ter juízo nenhum, também pode alavancar questões ortodônticas.