Qual o dente que mastiga?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Molares: No fundo da boca localizam-se os dentes molares, sendo também quatro no arco superior e quatro no inferior. São utilizados para triturar e mastigar os alimentos, correspondendo ao último processo pelo qual o alimentos passa antes de ser engolido.

“A principal função dos dentes incisivos é de cortar os alimentos no ato da mordida”, define João Paulo. Mas, esses elementos dentários também cumprem outras atividades. Os dentes incisivos também são responsáveis por dar sustentação aos lábios.

Qual é a função do dente siso? O dente do siso fica posicionado no fundo da boca e, assim como os demais, atua na mastigação para reduzir a comida em pequenos pedaços antes de chegar ao estômago. Podemos dizer que não há uma função exclusiva aos terceiros molares, o que justifica sua retirada em determinados casos.

O padrão ideal de mastigação, segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, é a bilateral. Ela pode ser simultânea ou alternada, com movimentos verticais e de rotação de mandíbula. A mastigação correta beneficia o tônus muscular da boca e da língua, a saúde dos dentes e o bom funcionamento do sistema digestivo.

Se você está com dor ao mastigar, fique sabendo que entre as causas estão cárie e até a gengivite. No primeiro caso, o dente fica mais sensível, principalmente a alimentos quentes, gelados ou muito doces. Além disso, a cárie em estágios mais avançados pode causar abscessos. Já a gengivite causa inflamação da gengiva.

Sintomas da dor no nervo do dente
Dificuldade ao se alimentar e beber; Pulsação dentária, podendo causar dor de cabeça; Sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios; Dor ao consumir doces e frutas cítricas.

Por outro lado, na mordida correta, os dentes, quando cerrados, devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada. Ou seja, os dentes superiores devem se encaixar com os dentes inferiores.

Os molares são os dentes mais complexos. Eles se localizam na parte posterior da mandíbula, ou seja, no fundo da boca. O ser humano possui oito dentes molares, sendo quatro na parte de cima e quatro na de baixo. O terceiro molar, que é o último a nascer, são os dentes siso.

Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos. Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.. Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.

Os dentes são estruturas resistentes encontradas na boca que cortam, amassam e trituram os alimentos.

molares

Os molares são os maiores de todos os dentes. Eles têm uma superfície grande e plana com sulcos que permitem mastigar e triturar alimentos.

Apesar de causar medo em algumas pessoas, a Cirurgia do Dente do Siso não é perigosa. Ela tem tudo para ser um sucesso, desde que seja realizada por um profissional capacitado.

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não existe um dente específico que seja perigoso para extrair, porém existem dentes que estão mal posicionados e que podem acabar dando um risco de fratura mandibular. Nesse caso, o dentista irá precisar fazer a extração em um centro cirúrgico.

Depois de ter seus dentes do siso extraídos, você provavelmente sentirá dor e terá inchaço (pode ter um pouco de sangramento). Por isso, tome cuidado enquanto a boca estiver se recuperando para não deslocar o coágulo sanguíneo ou lesionar a gengiva em cicatrização.

Mastigação unilateral causa problemas estéticos e funcionais
A sobrecarga da musculatura de um só lado também pode causar mordida cruzada e perda dentária. Além disso, é possível sentir dores musculares e articulares no local e até dor de cabeça e enxaqueca.

O padrão ideal de mastigação, segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, é a bilateral. Ela pode ser simultânea ou alternada, com movimentos verticais e de rotação de mandíbula. A mastigação correta beneficia o tônus muscular da boca e da língua, a saúde dos dentes e o bom funcionamento do sistema digestivo.

A posição normal de fechamento da boca se dá com o encaixe dos dentes da arcada superior por fora da dentição inferior. A condição de mordida cruzada se caracteriza justamente pelo contrário, fazendo com que ocorra um encaixe de tal modo que os dentes de cima acabam ficando por dentro.

O que caracteriza a dor de dente é o fato de ela estar localizada em uma região da boca ou acontecer somente sobre determinadas condições, como ao ingerir alimentos ou mastigar de um lado. Alterações no aspecto e na tonalidade do dente podem indicar que o problema está partindo exatamente dele.

O inchaço na cavidade oral também é outro possível sintoma da inflamação. Além disso, outros sinais como sensibilidade nos dentes, dificuldade ao abrir a boca ou mastigar, dente escurecido, vermelhidão e inchaço nos gânglios do pescoço também indicam uma inflamação na polpa dentária.

Para identificar a dor do dente basta prestar atenção na sensibilidade próxima à gengiva onde ocorre um desgaste e retração perto da raiz.

De modo geral, qualquer inflamação que atinge o nervo de um dente irá causar algum nível de dor (em alguns casos, o incômodo pode ser muito intenso) e, dependendo do tempo que se está sentindo o desconforto, é necessário buscar o apoio de um dentista.