Qual o curso menos concorrido da UFRGS?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

A graduação em Engenharia de Gestão de Energia tem seis interessados em 14 vagas. Ambos os cursos são oferecidos no campus Litoral Norte.

A lista aponta Medicina como o curso com maior índice de procura: são 6.892 candidatos para 98 vagas, totalizando 70,33 candidatos por vaga. Na sequência, estão: Psicologia Noturno (25,43), Psicologia Diurno (23,5), Biomedicina (18,28) e Ciência da Computação (15,99).

Os cursos superiores de tecnologia, ou cursos de tecnólogo, existem no Brasil há mais de 40 anos e são a opção mais rápida para quem quer concluir uma faculdade em pouco tempo. A duração média deste tipo de graduação é de dois anos. O diploma é de nível superior, como os de bacharelado e licenciatura.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a nota de corte para o curso de Direito tem ficado na faixa de 620 a 670 pontos.

Após 2022: Cada prova de múltipla escolha é composta por 15 questões. Os candidatos respondem a um total de 135 questões e devem acertar no mínimo uma questão em cada prova e totalizar no mínimo 41 acertos no conjunto das nove provas (30% das 135 questões).

500 pontos

A UFRGS exige o mínimo de 500 pontos na Redação e 450 pontos nas demais provas. As vagas correspondem a cerca de 30% do total oferecido nos cursos de graduação da Universidade. Os demais 70% estão reservados para o Vestibular, já aplicado na UFRGS em janeiro.

Para aprovação na UFRGS, será exigida dos candidatos às vagas destinadas ao SiSU a pontuação no ENEM de, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame, e, no mínimo, de 500 pontos na redação.

Qual pode ser considerado o curso de graduação mais 'difícil' ? Os cursos mais difíceis são os de ciências exatas (engenharia, física, computação e matemática).

Cursos na área de Saúde
A Medicina e a Enfermagem, por exemplo, são graduações que nunca deixam a lista a de cursos que mais empregam.

Profissional de nível técnico
Profissões técnicas de vários segmentos têm sofrido com a baixa procura das pessoas, o que tem ocasionado na escassez de mão de obra, principalmente no setor de construção civil, eletricidade, processos de produção e automação industrial.

A Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) possui um dos cursos de graduação mais concorridos do Brasil, somando mais de 300 candidatos por vaga para ingressar em Medicina. Na edição de 2023, 67.657 pessoas se inscreveram para concorrer às 7.690 vagas dos cursos ofertados.

700 a 750 pontos: Administração, Odontologia, Enfermagem, Arquitetura, Ciências Contábeis, Nutrição e Comunicação. 651 a 699 pontos: Farmácia, Fisioterapia, Recursos Humanos, Secretariado, Webdesign. 600 a 651 pontos: História, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.

Engenharia de Pesca

Quando se perguntar: “400 pontos no Enem dá para qual curso?”, uma das respostas mais interessantes é a de Engenharia de Pesca. Mesmo sendo uma graduação mais específica, é uma ótima possibilidade para quem quer unir conhecimentos técnicos, mais voltados a área de exatas, com biológicos.

Artes, Design, Antropologia, Música e Letras estão entre os piores salários pela revista Forbes. Mas, se você escolher a profissão nestas áreas, a dica é ter calma e perseverança, porque têm muitos casos de sucesso também.

Qual o melhor curso para arrumar emprego rápido? [7 OPÇÕES]

  1. Tecnólogo em Marketing.
  2. Técnico em Estética e Cosmética.
  3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
  4. Técnico em Logística.
  5. Administração.
  6. Gastronomia.
  7. Gestão de Vendas.