Qual o curso mais difícil da USP?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Medicina, psicologia e relações internacionais são os cursos mais concorridos da Fuvest 2023; veja a lista | São Paulo | G1.

A Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) possui um dos cursos de graduação mais concorridos do Brasil, somando mais de 300 candidatos por vaga para ingressar em Medicina. Na edição de 2023, 67.657 pessoas se inscreveram para concorrer às 7.690 vagas dos cursos ofertados.

Por isso, a seleção pode ser considerada como uma das mais difíceis e concorridas. Além da complexidade da prova, a concorrência costuma ser alta em boa parte dos cursos. A Fuvest acontece uma vez por ano e seleciona mais 8 mil estudantes por ano. Por exemplo, estão abertas 8.211 vagas para o processo da Fuvest 2022.

Menores notas de corte na USP no SISU
Veja na lista: Gestão Ambiental – Piracicaba; 613,40 pontos. Geociências – São Paulo: 613,49 pontos no Sisu.

Em número de inscritos totais para as carreiras, Medicina em São Paulo lidera o ranking com 14.401 candidatos. Direito, que reúne os cursos em São Paulo e Ribeirão Preto, ficou em segundo lugar, com 8.195, seguido de Medicina em Ribeirão Preto, com 7.193 inscritos.

Notas mínimas entre 450 e 700 pontos, com pesos que variaram de 1 a 4, foram decididas de acordo com a definição da unidade ou da Pró-Reitoria de Graduação.

Os candidatos que obtiverem menos de 30% do valor da prova da 1ª fase serão eliminados do Concurso Vestibular Fuvest 2021 e não poderão participar da 2ª fase. Para 90 questões, 30% correspondem a 27 acertos.

Em suma, o Poliedro é líder de aprovação nos principais vestibulares do país, por isso pode ser considerado um dos melhores cursinhos presenciais. Em 2021, por exemplo, o aluno Caio Borges Nascimento conquistou média de 922.22 pontos no Enem e passou em primeiro lugar no curso de Medicina da USP.

Os cursos de Exatas que mais reprovaram foram Física Noturno, Física Matutino e Matemática Noturno.

Harvard

Estatísticas de admissão em Harvard
Harvard é a instituição de ensino superior mais antiga dos EUA e consistentemente ocupa o 1º lugar na Ivy League mais difícil de entrar.

No ranking dos cursos com maior exigência de dedicação, após Arquitetura, Engenharia e Física são os que mais demandam tempo de estudo.

O vestibular cobra questões mais gerais, menos específicas que a Fuvest. "A nota da redação, na segunda fase da Unicamp, corresponde a 20% da nota final", diz o professor do Rio Branco.

Curso de Medicina
Este curso é o mais cobiçado no Brasil e um dos mais difíceis de entrar nas universidades, justamente porque existe um número expressivo de pessoas que tem interesse em fazer este tipo de graduação.

Se o aluno reprovar uma vez no exame de qualificação, ele poderá realizá-lo novamente; se ele reprovar pela segunda vez, ele é automaticamente desligado do curso de mestrado ou do curso de doutorado, não passando para a próxima etapa.

A FEA possui uma ótima estrutura e sem dúvidas o maior diferencial da USP está - paradoxalmente - fora da sala de aula, nas oportunidades que muitos dos alunos que criaram que chamamos de entidades, seja centro acadêmico, empresa júnior, de consultoria, mercado financeiro, Empreendedorismo Social e etc.

A USP é uma universidade pública e gratuita, que oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento. A seleção é feita por meio do vestibular da Fuvest ou pelo Enem USP. Para quem já cursa o ensino superior, também é possível solicitar transferência.

A Escola Politécnica foi fundada pelas leis estaduais nº 26 e nº 64, em 1893, antecedendo em 40 anos a criação da Universidade de São Paulo. Os cursos de Engenharia Industrial, Engenharia Agrícola e Engenharia Civil, e o Curso Anexo de Artes Mecânicas foram os primeiros a serem concebidos.

"A Fuvest é difícil mesmo. Ela precisa ser difícil, porque o número de interessados é bastante grande. Se fazemos uma prova muito fácil, isso tem um impacto complicado, que é um número elevado de empates, o que deixa tudo ainda mais complexo", justifica Mônaco, da Fuvest.

A USP atualmente oferece 11.747 vagas, das quais 8.211 são destinadas ao vestibular e 2.936 ao Enem. A concorrência, portanto, é uma das maiores dificuldades de ingresso.