Qual o crescimento demográfico?

Perguntado por: irebelo8 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A população do país chegou a 203,1 milhões em 2022, com aumento de 6,5% frente ao censo demográfico anterior, realizado em 2010. Isso representa um acréscimo de 12,3 milhões de pessoas no período. De 2010 a 2022, a taxa de crescimento anual da população do país foi de 0,52%.

Tópicos deste artigo

  • Primeira fase: pré-transição demográfica.
  • Segunda fase: explosão demográfica.
  • Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional.
  • Quarta fase: estabilização da população.

A demografia possui uma importância fundamental na análise dos padrões populacionais de uma determinada localidade. A partir dela, é possível identificar e analisar as características da população local. Sendo assim, a demografia é o principal mecanismo de disseminação de informações sobre a população.

A taxa de crescimento populacional na Terra, que hoje possui 6,5 bilhões de habitantes, caiu nos últimos anos se comparada com o avanço populacional no século passado. Enquanto em 1979 o crescimento era de 2,1% ao ano, atualmente essa taxa não é maior do que 1,3% por ano.

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

Segundo pesquisas do IBGE, a taxa bruta de natalidade no Brasil por mil habitantes era de 20,86 no ano 2000 e, em 2015 passou para 14,16. Já a taxa de mortalidade em 2000 era de 6,67 e em 2015 de 6,08.

O cálculo é complexo, em geral, restrito a demógrafos. Em termos técnicos, subtrai-se 1 da raiz enézima da população final, dividida pela população no começo do período considerado, multiplicado por 100.

O crescimento populacional ou crescimento demográfico é um conceito que corresponde ao aumento da quantidade de pessoas existentes no globo terrestre. Ao longo da história houve períodos em que o crescimento da população esteve baixo e outros em que ele aumentou consideravelmente.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica. As teorias demográficas explicam a evolução das populações.

RESULTADOS: desde 1950, as quedas dos níveis de mortalidade, natalidade e fecundidade caracterizaram o processo de transição demográfica brasileiro; a estrutura etária iniciou seu processo de envelhecimento; essas mudanças não ocorreram simultânea, nem homogeneamente, nas grandes Regiões brasileiras; enquanto Sudeste, ...

A DEMOGRAFIA é a disciplina que coleta, analisa e interpreta dados populacionais, relacionando-os com fatores educacionais, da saúde, do território, da economia e do meio ambiente.

A demografia é o ramo da geografia que se dedica ao estudo das populações e a relação delas com a sociedade. Por meio dos conceitos demográficos é possível entender a economia, a política, a cultura e até mesmo o desenvolvimento de uma nação.

Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais.

Os resultados sugerem, segundo ela, que o volume populacional permanecerá em queda após 2035 por um período mínimo de 30 anos. Um dos efeitos da pandemia foi a redução da expectativa de vida de 4,5 anos da população masculina e feminina, entre 2019 e 2021, devido ao aumento do número de óbitos por Covid-19.

continente africano

A África é o continente que apresenta os maiores indicadores de crescimento populacional do mundo. A razão para esse cenário está ligada à diminuição da mortalidade infantil em conjunto com o aumento da expectativa de vida. Ademais, o continente africano ainda possui uma média elevada de filhos por mulher.

NOVA YORK, Estados Unidos – De acordo com projeções, a população mundial alcançou 8 bilhões de pessoas em 15 de novembro de 2022, sinalizando grandes melhorias na saúde pública que reduziram o risco de morrer e aumentaram a expectativa de vida.

Se continuado tal nível mundial de crescimento, a população atingirá números onde a demanda por produtos básicos à sadia qualidade de vida e até mesmo à vida em si, será muito maior do que a oferta, ou seja, a capacidade produtiva de determinadas regiões, aliada à má distribuição, acarretará uma extensa crise por ...