Qual o correto nesta manhã ou nessa manhã?

Perguntado por: emello4 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

O pronome demonstrativo nesta deverá ser usado quando a pessoa ou objeto referido está situado espacialmente próximo da pessoa que fala: Procure o papel nesta gaveta aqui. Pode arrumar o livro nesta prateleira ao meu lado.

A diferença está na relação de distância entre o objeto mencionado e o falante. Use “nessa” ao se referir a algo distante de você, mas próximo do ouvinte, e “nesta” para algo próximo a você. Com essa distinção em mente, você vai acertar na hora de escolher qual termo utilizar.

É o seguinte: devemos usar 'NESTE' quando vamos fazer referência a algo que está em curso, em andamento. Exemplo: “Ela fará um teste neste mês”. Já 'NESSE' deve ser empregado para situações já referidas, passadas.

Ambos os termos existem e estão corretos. São consideradas contrações de uma preposição (em) com pronomes demonstrativos (esse ou este).

Significado de Nesta
[Gramática] Refere-se ao tempo presente: neste momento não tenho tempo. [Gramática] Expressa algo que não foi mencionado anteriormente: neste parágrafo escrevo sobre a metodologia. [Gramática] Forma contraída da preposição "em" + pronome demonstrativo "esta".

Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos. Aonde é formado pela preposição a e o advérbio onde. Ou seja: a + onde = aonde.

“Dessa” é utilizado quando demonstramos algo que seja relativo a alguém que se encontra longe da pessoa que fala. Também pode ser utilizado quando o termo a que se referir estiver em um tempo passado se relacionado à pessoa que fala. Nesse caso, quando o termo já tiver sido mencionado no discurso.

A locução adverbial é em dia («sem atraso», «pontualmente»). No plural, usa-se noutro sentido. Por exemplo: «Nunca ouvi falar disso, em dias da minha vida.» Na frase em causa, o certo será, pois, a primeira formulação: «Ele está em dia com o pagamento.»

Desse” indica um tempo futuro ou passado próximo. “Deste” indica um tempo presente ou o lugar onde está o enunciador. “Desse” se refere a um elemento já mencionado na frase. “Deste” se refere a um elemento que será mencionado na frase.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

De acordo com os gramáticos e dicionaristas, ambas as formas estão corretas e podem ser usadas na língua portuguesa. No entanto, "fim de semana" é mais comum e amplamente aceita em diferentes regiões e contextos. Já "final de semana" é mais informal e pode ser usada em contextos mais descontraídos.

Obrigado pela atenção. Fundamentalmente, este indica proximidade e esse afastamento, no espaço ou no tempo. Portanto as frases estão certas. Nisso não se pode usar no sentido apontado, e nisto significa mais «de repente», ou mesmo «neste instante», que «nesse momento».

Imediatamente após; seguinte: próxima semana. Que está prestes a acontecer: a morte do paciente morte está próxima.Com intimidade; íntima: amigas próximas.

Em esta: 1 nisto, na, nela, em, numa.

1 nisso, no, nele, em, num.