Qual o correto nessa semana ou nesta semana?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Nesta é usado quando o objeto ou pessoa citada na frase está perto da pessoa que fala. Se você constrói uma frase sobre uma cama e essa cama está perto de você, ou seja, ao seu lado, você deve usar “nesta”. Nessa é usado quando o objeto ou pessoa citada na frase está longe da pessoa que fala.

O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo. Exemplo: "Esta noite vou ao cinema". Já o pronome esse/essa refere ao passado ou futuro próximo. Exemplo: "Nesse ano viajei a Londres".

De acordo com os critérios da língua portuguesa, o correto é esta semana. Isso porque o pronome demonstrativo “esta” está associado a proximidade sobre o objeto ao qual se refere. No caso específico da expressão citada anteriormente, está falando sobre a semana pela qual está passando, ou seja, algo bem próximo.

Significado de Nesta
[Gramática] Refere-se ao tempo presente: neste momento não tenho tempo. [Gramática] Expressa algo que não foi mencionado anteriormente: neste parágrafo escrevo sobre a metodologia. [Gramática] Forma contraída da preposição "em" + pronome demonstrativo "esta".

Significado de Nessa
[Gramática] Expressa algo já mencionado anteriormente: nessa crítica você tem razão. [Gramática] Não se refere ao tempo presente: nessa época era feliz. [Gramática] Contração da preposição "em" com o pronome demonstrativo "essa".

Esta é usado no tempo presente em relação à pessoa que fala. Essa é usado no tempo passado ou futuro em relação à pessoa que fala.

Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.

A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»).

Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Isto introduz uma informação nova no texto, enquanto isso retoma algo que já foi dito. Isto e isso são pronomes demonstrativos e também podem ser usados para situar alguma coisa no tempo ou no espaço.

Em esta: 1 nisto, na, nela, em, numa. Exemplo: Iremos nesta viatura ou na outra?

1 nisso, no, nele, em, num.