Qual o correto muito ou muitos?

Perguntado por: areis . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A forma correta de escrever é MUITO, apesar de ter uma pronúncia nasal. É isso, gente!

Significado de Muitos
Etimologia (origem da palavra muitos). Plural de muito.

1) Será pronome indefinido quando anteceder um substantivo indicando quantidade ou qualidade indefinida ou em excesso. Tem o mesmo valor de bastante(s). – Esse livro traz muitos exemplos de como produzir uma mini-horta.

A expressão está correta. A forma é perfeitamente possível como atesta o uso efetivo da língua. Lindo é um adjetivo. Exemplo: lindíssimo (superlativo sintético) é 'muito lindo' (superlativo analítico).

O sujeito está no singular. O verbo, portanto, também deverá ficar no plural: A voz de vocês é muito especial.

Alegrias é o plural de alegria. O mesmo que: agrados, felicidades, prazeres, alacridades, contentamentos, desfastios, entusiasmos, jovialidades, júbilos.

Bastantes: 1 bastantes, diversos, vários, tantos, numerosos, abundantes, copiosos, inúmeros, diferentes, variados, profusos, fartos, múltiplos. Excessivos: 2 excessivos, exagerados, demasiados, exorbitantes, superabundantes, intensos, sobejos, nímios.

42 sinônimos de muitas para 6 sentidos da palavra muitas: Bastantes: 1 bastantes, diversas, várias, tantas, numerosas, abundantes, copiosas, inúmeras, diferentes, variadas, profusas, fartas, múltiplas.

Muito - Dicio, Dicionário Online de Português.

As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis. Não ligam para o sujeito. Com elas, só o singular tem vez. Veja exemplos: Dois mil reais é muito.

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?

A expressão correta é quando muito e significa «se tanto; no máximo»: – Hoje não posso, quando muito vou amanhã de manhã. A confusão deve-se, provavelmente, à semelhança sonora com quanto, que diz respeito a «quantidade».

Morfologicamente, o que circunstancia a semântica de um verbo é conhecido como advérbio (“muito” é, portanto, um advérbio de intensidade). Os vernaculistas afirmam categoricamente que esta classe gramatical é invariável, ou seja, não admite variações em gênero ou número.

É o seguinte, MUITA, ao contrário de MUITO, que é um advérbio, é variável em termos quantitativos, pois é um pronome indefinido. Portanto, prefiro ir de MUITA COISA.

Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento. Portanto, um termo jamais deve ser substituído pelo outro, o que muitas vezes acontece, erroneamente.

Tem está na 3ª pessoa do singular: ele tem. Têm está na 3ª pessoa do plural: eles têm.

Em caso de dúvida, é recomendável optar pela preposição para, de modo que estará sempre correta, pois é obrigatória em textos formais.