Qual o correto me envie ou me envia?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A forma correta vai depender do seu interlocutor, ou seja, de quem você está se referindo. Se for "você", use: "Por favor, envie-me". Se for "tu", use: "Por favor, envia-me".

Ambas as formas existem, porém pertencem a tempos verbais diferentes. Na linguagem falada, é bastante comum as pessoas dizerem "podia" ao invés "poderia", até por ser uma palavra mais simples.

Envie vem do verbo enviar. O mesmo que: expeça, comunique, legue, remeta, transmita, despache, enderece, aderece, destine.

verbo pronominal
[Informal] Ir-se embora.

Mandem vem do verbo mandar. O mesmo que: ordenem, peçam, dominem, governem, enviem, encaminhem, atirem, prescrevam, preceituem.

Indicativo

  1. Presente. euenvio-o. tuenvia-lo. eleenvia-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euenviava-o. tuenviava-lo. eleenviava-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. euenviei-o. tuenviaste-o. eleenviou-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euenviara-o. tuenviara-lo. ...
  5. Futuro do Presente. euenviá-lo-ei. tuenviá-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euenviá-lo-ia. tuenviá-lo-ias.

Me e mim. Quando usar?

  1. Listamos a definição e formas de uso de cada um destes pronomes. ME é pronome oblíquo átono, utilizado sem preposição. Já o MIM é um pronome oblíquo tônico e sempre vem seguido de preposição. ...
  2. Exemplos: José me ofereceu uma carona. [e não: *mim* ofereceu] ...
  3. MIM.
  4. Exemplos: José ofereceu carona a mim.

Resposta: Uma vez que não se encontra precedido por uma preposição, o correto é então utilizar o pronome pessoal oblíquo átono os. ... Deverá ser utilizado o infinitivo impessoal, cumprindo assim as regras do português: verbo ajudar + preposição a + verbo no infinitivo impessoal. Exemplos: Ajude-os a escrever o texto.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis.

A colocação pronominal em locuções verbais pode ser diferente se o verbo principal estiver no particípio ou no gerúndio e infinitivo. Se não existir palavra atrativa que exija a próclise, o pronome oblíquo pode ser empregado depois do verbo principal ou após o verbo auxiliar.

enviar

  1. Presente. eu. envio. envias. envia. enviamos. enviais. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. enviei. enviaste. enviou. enviámos. enviastes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. enviava. enviavas. enviava. enviávamos. enviáveis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. enviara. enviaras. enviara. enviáramos. enviáreis. ...
  5. Futuro. eu. enviarei. enviarás. enviará enviaremos.

1 remeter, expedir, despachar, endereçar, adereçar, destinar.

Significado de Me
pronome pessoal A mim (como objeto direto, indireto e complemento): suas palavras me magoaram; o inverno me dá frio; ele me foi grato. Para mim; de mim; em mim (como objeto indireto): diga-me a verdade; não me cobraram nada; eles me pentearam o cabelo.

A forma foi-nospode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

Para mim: quando exerce a função de objeto indireto na oração, sendo sempre precedido de uma preposição que, nesse caso, é o “para”: comprou para mim; escreveu para mim; etc. Para eu: exerce a função de sujeito da oração, sendo sempre acompanhado de um verbo no infinitivo: para eu comprar; para eu escrever; etc.