Qual o correto me chame ou me chama?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

Explicação: O verbo "chamar", nessa frase, foi usado no modo imperativo. Como foi usada a 3ª pessoa do discurso na frase apresentada, ou seja, o interlocutor é referido como "vocês", o correto é usar a forma verbal "chamem": "me chamem [vocês] quando puder por favor".

Mande vir; convoque para reunião ou encontro.

A diferença entre me e mim é que o “me” é um pronome oblíquo átono empregado como objeto direto ou indireto, ou seja, desempenha o papel de complemento verbal, não sendo acompanhado por preposição. Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico e tem a função de objeto indireto, sendo sempre acompanhado de preposição.

Me chame pelo seu nome mostra que cada pessoa que passa por nossas vidas deixa marcas que carregaremos para sempre e molda como nos comportaremos em relações futuras.

A forma correcta é «ele chamou-me [nome]». Ele chamou-me Carlos, ela chamou-lhe filho, eu chamei-lhes parvos. Suspeito que os exemplos referidos não sejam acidentais.

O verbo chamar é transitivo direto e indireto, ou seja, Quem chama, chama alguém a/para algo. Por exemplo: – O padre chamava os fiéis para a missa. – O gerente chamou os funcionários ao trabalho.

Chamam vem do verbo chamar. O mesmo que: ligam, pedem, invocam, convocam, nomeiam, designam, recorrem, aproximam, apelidam.

Diante da diferença de idade, surgiu uma polêmica sobre o filme induzir relacionamentos abusivos e opressores entre adultos e adolescentes, tendo os mais radicais o acusado de incitar a pedofilia.

Um dos personagens mais interessantes de Me Chame Pelo Seu Nome é Samuel, pai do jovem Elio. O diálogo entre pai e filho no final do livro (e do filme) é apontado por muitos como o ponto alto da obra.

Convocar: 2 aproximar, convidar, convocar, juntar, unir. Invocar: 3 clamar, apelar, implorar, invocar.

a) Quando o verbo “chamar” possuir o significado de “fazer vir”, “convocar”, ele será um verbo transitivo direto, ou seja, será usado com um objeto direto.

chamar

  1. Presente. eu. chamo. chamas. chama. chamamos. chamais. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. chamei. chamaste. chamou. chamámos. chamastes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. chamava. chamavas. chamava. chamávamos. chamáveis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. chamara. chamaras. chamara. chamáramos. chamáreis. ...
  5. Futuro. eu. chamarei. chamarás. chamará chamaremos.

b) Quando o verbo chamar possui o sentido de “invocar”, é transitivo indireto e pede objeto indireto encabeçado pela preposição “por”: Exemplo: Chamaram pelo diretor.

A forma [enviar-me]pode ser [infinitivo de enviar] , [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de enviar] , [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de enviar] , [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de enviar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de enviar] .

Simplificando, ele responde algo relacionado ao verbo, mas sem a presença de preposição. Como em “Ele me obedece”, ou seja, quem obedece, obedece a alguém (me). Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico com função de objeto indireto, por isso sempre será acompanhado de preposição. Como em “Isso foi feito para mim”.

A forma [fez-me]pode ser [masculino singular de fez] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de fazer] .

Em entrevista ao Deadline, Guadagnino contou que tudo ficou muito complicado para trabalhar em Me Chame Pelo Seu Nome 2. O diretor está muito ocupado planejando outras produções. Além disso, o cineasta acabou de iniciar as filmagens de Bones and All, outra parceria dele com Timothée Chalamet.

A declaração de amor, singela e envergonhada, se transforma num beijo apaixonado e cheio de ânsia. Terminou o segredo entre os dois: Elio e Oliver se desejam. Elio e Oliver se beijando pela primeira vez.

Continuar lendo O que é chame chuga?