Qual o correto locatário ou locatária?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Locador: é a pessoa que tem a propriedade de um imóvel e o disponibiliza para a moradia de outra pessoa, por meio de um contrato de aluguel; Locatário: é a pessoa que faz o pagamento mensal pelo aluguel do imóvel disponibilizado pelo locador.

Já o locatário é aquele que contrata o espaço pelo período determinado em contrato mediante parcelas mensais. O também chamado “inquilino” é aquele que paga para utilizar imóveis alheios legalmente, formalizando seu usufruto contratualmente, pagando por isso e observando sua responsabilidade pelo bem.

Significado de Locatária
Pessoa que aluga; aquela que paga o aluguel. Etimologia (origem da palavra locatária). Feminino de locatário.

O locatário também pode ser conhecido como inquilino, ou seja, parte que faz uso de um imóvel que pertence à outra pessoa, mediante o pagamento de um aluguel.

Como dito, o locador é o proprietário do imóvel. Porém, outro termo presente no contrato de locação diz respeito ao locatário. Ao contrário do que muitos acreditam, o locatário é aquele que alugará o imóvel e também pode ser chamado de inquilino ou arrendatário.

Na qualidade de locador, poderão alugar um imóvel o proprietário, desde que civilmente capaz (pleno discernimento), bem como aqueles a quem cabe a administração de bens, tais como: inventariante, usufrutuário, curador, administrador judicial, etc.

Sempre será do locador os custos com contrato, vistoria e aferição dos locatários e fiadores não sendo permitido em lei (artigo 22 e 23 lei 8.245/91) a transferência ou divisão com o locatário sujeito a infração legal e multa.

Já ao locatário, é dever “restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal”. Para que esse dispositivo seja cumprido, é necessária a realização de uma vistoria antes da locação e outra, no ato de devolução do imóvel.

No caso de morte do locatário, a Lei do Inquilinato determina que: Sendo a locação residencial, a locação continuará vigendo com o cônjuge ou companheiro e, sucessivamente, com os herdeiros e as pessoas que viviam da dependência do falecido e desde que residentes do imóvel (art.

O locador ou locatário? A Constituição Federal e o Código Tributário Nacional prevê que o imposto refere à "propriedade", logo o "dono" é responsável pelo pagamento do IPTU, mas a Lei do Inquilinato autoriza a transferência do pagamento do imposto ao locatário (inquilino).

Locação e aluguel é a mesma coisa, mas, cada termologia dá mais sentido de uma forma diferente para situações parecidas, como: você vai realizar uma locação de imóvel x; aluguel quer dizer que você tem, como moro em uma casa de aluguel, possuo imóveis para locação.

Locatário - Aquele que recebe a posse de bem móvel ou imóvel para uso por determinado período e mediante pagamento de aluguel, nos termos estipulados em contrato de locação. Também conhecido como inquilino.

Edifícia - Dicio, Dicionário Online de Português.

O marido de aluguel ou faz-tudo é um profissional da construção civil que, como o nome sugere, faz diversos tipos de serviços. Ele pode ser contratado para pequenos reparos, como troca de uma torneira ou conserto de uma vedação, por exemplo.

Um marido de aluguel é o profissional responsável por fazer pequenos consertos e reparos em residências. Com a facilidade da tecnologia e da comunicação nos nossos dias, essa profissão acabou ganhando um status de serviço, ajudando quem não sabe ou não tem tempo de fazer consertos em casa.

É usualmente chamado de Inquilino. Ou seja, a pessoa que aluga; aquele que paga o aluguel. Aquele que mora num imóvel alugado, que não lhe pertence, mediante um contrato de locação; inquilino, arrendatário.

Salários e encargos trabalhistas dos funcionários; Limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências de uso comum; Consumo de água, luz, esgoto; Manutenção e conservação dos jardins.

O que acontece quando o locatário desocupa o imóvel durante a vigência do contrato? Se o inquilino sair do imóvel durante a vigência do contrato, ele deve pagar uma multa, cujo valor pode variar entre um a três aluguéis.

Em resumo, o inquilino paga as despesas ordinárias do condomínio, como salários, despesas de água, luz, esgoto, limpeza e manutenção. Cabe ao locador arcar com as despesas extraordinárias como pintura e reformas.