Qual o correto Impatia ou empatia?

Perguntado por: noliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O que é empatia? Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.

Se colocar no lugar do outro é ver o mundo por uma perspectiva que não é a sua. E isso é um bom exemplo de empatia. Por exemplo, você está em uma reunião de negócios, e não consegue se acertar com seu cliente, pois tem um detalhe que é muito importante para ele.

Pessoa empática é aquela que possui a habilidade de “calçar os sapatos” de outra pessoa, visando compreender seus sentimentos e perspectivas, e usar essa compreensão para orientar nossas ações. Em um mundo ocupado, complexo e estressante, uma pessoa empática consegue ter sucesso em seus relacionamentos.

A simpatia é geralmente uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva. Enquanto a simpatia indica uma vontade de estar na presença de outra pessoa e de agradá-la, a empatia faz brotar uma vontade de compreender e conhecer outra pessoa.

Empatia Cognitiva: ou seja, a habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa. Empatia Emocional: isto é, a habilidade de sentir o que o outro sente. Preocupação Empática: a capacidade de sentir o que o outro precisa.

A empatia é a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros e, por ser um dos atributos de Cristo, é algo que todos devemos nos esforçar para entender melhor, cultivar e expressar.

Sentimento de superioridade
Paradoxalmente, o narcisista se vê como sendo um ser superior aos outros.

Sua falta está associada a um comportamento egoísta, que gera muitos problemas de relacionamento, seja dentro de uma família, num círculo de amigos ou num ambiente de trabalho. Dessa forma, faz parte do desenvolvimento pessoal o estímulo ao pensamento e ao comportamento empático.

A inteligência emocional pode ser dividida em 4 habilidades, que são:

  • Conscientização. Antes de mais nada, para melhorar de alguma situação, é preciso conhecer e saber o que ela é. ...
  • Canalizar emoções. ...
  • Motivação. ...
  • Saber reconhecer outras emoções.

Como saber se sou uma pessoa empática?

  1. Você é um ótimo ouvinte. Pessoas que têm níveis altos de empatia concentram-se em ouvir, em vez de falar. ...
  2. Você é uma fonte de aconselhamento e apoio. ...
  3. Você coloca as necessidades dos outros em primeiro lugar. ...
  4. Você consegue detectar energias positivas e negativas.

Atributos da empatia
Capacidade de ver o mundo como outra pessoa vê; Habilidade para entender os sentimentos de outras pessoas; Aceitação das pessoas como elas são, sem julgamento; Expressar-se de forma que as pessoas entendam que você compreende os sentimentos delas.

O que é esse nada que vc sente? É preciso investigar! O nada pode ser um construtor de possibilidades, já que para algo novo crescer, precisa de espaço. A apatia pode ser um sintoma da depressão ou uma dificuldade em entrar em contato com os sentimentos.

Como praticar a empatia?

  1. Pratique a escuta. Para você aprender a identificar e interpretar as emoções alheias, precisa, primeiro, conhecer as pessoas. ...
  2. Preste atenção na linguagem corporal. ...
  3. Tente entender o lado do outro mesmo quando você discorda. ...
  4. Faça perguntas. ...
  5. Se imagine no lugar da pessoa.

É a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, com o objetivo de entender seus sentimentos e perspectivas, e usar esse conhecimento para orientar nossas ações.

A empatia cognitiva nos torna melhores comunicadores, porque nos ajuda a transmitir informações da maneira que melhor alcança a outra pessoa. Empatia emocional (também conhecida como empatia afetiva) é a capacidade de compartilhar os sentimentos de outra pessoa.

Um líder empático demonstra um interesse genuíno e ativo diante das preocupações dos colaboradores. Ele será capaz de comunicar de maneira efetiva ao resto de sua equipe o que precisa fazer, de tal forma que irá despertar neles o desejo de trabalhar, tratando os objetivos que alcançarem como seus próprios.

Também chamada de empatia afetiva, envolve compartilhar sentimentos com outra pessoa criando uma conexão emocional. Paul Ekman define esse tipo como uma sensação de contágio emocional, onde se sente fisicamente com a outra pessoa.

6 hábitos de pessoas altamente empáticas

  • Cultive a curiosidade sobre as pessoas. ...
  • Desafie os preconceitos e encontre pontos em comum. ...
  • Experimente viver a vida de outras pessoas. ...
  • Ouça bastante – e se abra! ...
  • Inspire ações em massa e mudanças sociais. ...
  • Desenvolva uma imaginação ambiciosa.