Qual o correto Guizado ou guisado?

Perguntado por: iguterres9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O certo é GUIZADO. Pode até ser com S ou com Z, não tem problema.

O guisado, também chamado de fervido ou cozido, é uma técnica culinária que consiste em cozinhar peixe ou carne e, por vezes, legumes com base num refogado. Geralmente o guisado é feito dentro duma panela tampada, deixando os ingredientes cozerem em lume (fogo) brando e misturarem os seus sabores de modo bem lento.

Guisado aqui em SP seria tipo um cozido, ensopado, sei lá. Pouco usado.

No caso da variante guisado, trata-se de um empréstimo da língua hispânica, na qual também se registra idêntica lexia, porém com significado um tanto diverso: no espanhol guisidade significa ensopado, mas na variedade sulista significa molho feito com carne moída.

Acém, costela, fraldinha, paleta e músculo são os cortes de carne mais indicados para cozinhar na panela, seja ela comum ou de pressão. Porém, você também deve considerar o patinho, corte bovino também muito usado na cozinha.

Como falamos anteriormente, a principal diferença entre guisado e ensopado é que o primeiro é mais encorpado, possuindo um caldo mais grosso, enquanto o segundo tem um caldo mais ralo, perfeito para fazer pirão. Essa diferença no caldo se dá por conta do tempo de cozimento, principalmente.

O guisado, uma sopa feita de lentilhas e então temperado com azeite e alho, também era muito apreciado. Dentre as frutas, havia melancias, figos, uvas, tâmaras, romãs e damascos. A maçã, embora conhecida, era artigo de luxo e poucos podiam experimentar seu sabor.

Carne, cebola, cenoura, cogumelo, rabanete, cevada, sal e vinho seco são os ingredientes utilizados nessa receita. O preparo é moleza: você só precisa colocar tudo em uma panela grande com água e deixar cozinhar.

Brasear e guisar são métodos bastante parecidos, mas enquanto o primeiro favorece o preparo de carnes com cortes maiores, o segundo é apropriado para pedaços menores. Os dois métodos são feitos com a utilização de água, a qual deverá ser acrescentada em maior ou menor quantidade conforme a receita.

Coxão mole
Como carne moída, serve perfeitamente no preparo de muitos pratos.

A palavra "mistura", usada como simbologia da alimentação, remonta aos tempos da escravidão. Os escravos nas senzalas tinham acesso a arroz, feijão e farinha, mas a proteína (carne, frango ou peixe), que sempre foi cara, era dada em pequenas quantidades, para que fosse dividida entre todos.

boi-ralado - Wikcionário.

A venda de carne moída por frigoríficos passou a ter uma nova regulamentação a partir do dia 1º de novembro e agora os estabelecimentos terão até um ano para se adaptar. A carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem nas indústrias e nos frigoríficos, devendo cada pacote do produto ter peso de 1 quilo.

Outras opções de carnes que podem ser moídas são o coxão duro, coxão mole e o lagarto. Geralmente esses cortes se mantém na mesma faixa de preço do patinho. Eles também trazem ótimos resultados nas comidas típicas do dia a dia.