Qual o correto Falta ou faltam?
Falta e faltam são duas palavras que se referem à conjugação do verbo “faltar”. A forma verbal “falta” é conjugada na terceira pessoa do singular, no tempo presente do modo indicativo. A forma verbal “faltam” é conjugada na terceira pessoa do plural, no tempo presente do modo indicativo.
Como usar o verbo faltar?
Indicativo
- Presente. eufalto. tufaltas. elefalta. ...
- Pretérito Imperfeito. eufaltava. tufaltavas. elefaltava. ...
- Pretérito Perfeito. eufaltei. tufaltaste. elefaltou. ...
- Pretérito Mais-que-perfeito. eufaltara. tufaltaras. elefaltara. ...
- Futuro do Presente. eufaltarei. tufaltarás. elefaltará ...
- Futuro do Pretérito. eufaltaria. tufaltarias. elefaltaria.
Qual o sujeito da frase faltam dez dias para a prova?
O sujeito do verbo “faltar” é “resolver duas questões”.
Qual é o correto Faz dois anos ou fazem dois anos?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Faz dois meses ou fazem dois meses?
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
E faz ou fazem?
Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.
Que faltavam ou que faltava?
50. A dúvida é: Lugares haviam ou havia, mas faltava ou faltavam torcedores? A resposta é: Lugares havia, mas faltavam torcedores. Pelo visto, “aulas de concordância havia, mas faltavam alunos”.
Que faltam sinônimo?
O mesmo que: precisam, carecem, necessitam, morrem.
Qual a regencia do verbo faltar?
Resposta: É esta a regência: faltar com ou a (a alguém). O objeto indireto de pessoa é facultativo, e pode-se optar pela preposição COM ou por A para a coisa. Ou seja: pode-se faltar ao respeito a alguém, mas deve-se evitar os dois objetos - direto e indireto - ao mesmo tempo introduzidos pela preposição A.
O que não falta é ou são?
Exemplo: Nesse colégio, o que falta SÃO bons professores de português. Usa-se SÃO, no PLURAL, por causa de “professores”, que é um substantivo que se encontra no PLURAL. Observe-se, todavia, que o verbo FALTAR, nesse caso, fica na 3ª PESSOA DO SINGULAR.
É de 30 dias ou são de 30 dias?
Na opção a – O prazo é de trinta dias –, o sujeito é prazo. Daí o verbo no singular. A expressão de trinta dias traduz, com maior acerto, um adjunto adverbial de tempo. Não se trata de predicativo, como nesta frase: Pedro é trabalhador.
Vão ou vai?
«Vai haver concertos» ou «Vão haver concertos»? A forma correta é vai haver.
Qual o sujeito da oração Faltam-me palavras?
Faltam-me palavras para dizer o quanto te amo. O sujeito da oração é “palavras”, que concorda com o verbo “faltam”.
Qual é o correto meio dia é meio ou meio dia é meia?
A forma correta é meio-dia e meia. Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].
Qual é o certo a meu ver ou ao meu ver?
Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido. — A meu ver, a elevada carga de tributos compromete o desenvolvimento econômico do país — afirmou o senador.
Faz 100 dias ou fazem 100 dias?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.