Qual o correto em nível ou a nível?

Perguntado por: amenezes3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Em nível de é tida como a expressão mais correta, sendo sinônima de: no âmbito de, em termos de, com status de. Poderá ser usada apenas se existirem níveis distintos. É uma expressão meramente acessória, podendo ser facilmente suprimida da frase.

Significado de Nível. substantivo masculino Estado de um plano horizontal: nível do mar. Grau de elevação de uma linha de um plano, em relação a uma superfície horizontal de referência: o nível do mar continua subindo. Valor atingido por uma grandeza.

Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido. — A meu ver, a elevada carga de tributos compromete o desenvolvimento econômico do país — afirmou o senador.

Palavras paroxítonas terminadas em l devem ser acentuadas. Por isso a forma acentuada é a única correta e existente no dicionário de português.

A princípio significa inicialmente, no começo. Em princípio quer dizer em tese, em teoria. O autor do projeto de lei, que a princípio apoiou a aprovação do substitutivo, voltou atrás dias depois.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Diz-se «na data de» seguida de uma determinada data (p. ex., «na data do 25 de Abril» ou «na data de 25 Abril»). «À data de» tem um sentido ligeiramente diferente e usa-se noutro contexto.

Palavra paroxítona é aquela que tem o acento tónico na penúltima sílaba. Exemplos: bola, rapazola, nível, etc.

níveis | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

113. A dúvida é: Eu fiquei fora de si ou de mim? A resposta é: Eu fiquei fora de mim.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

A par significa estar ciente de alguma coisa. A expressão é invariável. Já a locução ao par só é usada em relação ao câmbio, para expressar equivalência econômica de moedas. O governador garantiu que o governo federal já está a par das necessidades das famílias atingidas pela chuva.

Isso acontece porque a forma “a nível de” é considerada pelos gramáticos como um elemento desnecessário ou inútil à frase. Por essa razão, pode ela, para não dizer deve, sempre ser suprimida, uma vez que disso não decorre qualquer prejuízo ao sentido da ideia.

  1. Por que = Usado no início das perguntas.
  2. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
  3. Porque = Usado nas respostas.
  4. O porquê = Usado como um substantivo.

As palavras “países”, “famílias” e “níveis” são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

Por hora ou por ora: significado
O “por hora” indica tempo, e pode ser usado para se referir a algo que acontece a cada hora ou a distância que um veículo percorre. Já o “por ora” é uma expressão que significa por enquanto, por agora, neste momento, e geralmente vem acompanhada de vírgula.

Não confunda as duas expressões. De encontro a quer dizer contra, contrariamente. Ao encontro de tem o significado de estar de acordo com, favorável a.

O que é Tese:
É uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos. Do grego “thesis” que significa “proposição”. A expressão “em tese” significa “de modo geral”, “de acordo com o que se supõe”, “em princípio”, “em teoria”.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal.

Tanto é correcto dizermos "na nossa vida", como " em nossa vida". Empreguei "em nossa vida" propositadamente para evitar o encontro desagradável ao ouvido dos dois nn (nanó: na nossa vida).

Vamos indo (ou andando) é uma excepção idiomática. Seria mais correcto eu ter escrito que o verbo ir não pode ser seguido pelo seu próprio infinitivo (vamos ir).

Continuar lendo É correto dizer Me Too?