Qual o correto dividi ou divide?

Perguntado por: arodrigues6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

dividir - verbo

Indicativo
divido divides divide dividimos dividis dividemdividia dividias dividia dividíamos dividíeis dividiam
Conjuntivo / Subjuntivo
PresentePretérito imperfeito
divida dividas divida dividamos dividais dividamdividisse dividisses dividisse dividíssemos dividísseis dividissem

Dividi é uma forma verbal que indica passado. Deverá ser usada para indicar uma ação que ocorreu em algum momento específico do passado. Dividi é a forma do verbo dividir conjugado na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo.

Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado. Por exemplo: Ele estudava as lições quando foi interrompido. Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

A forma [dividiu]é [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de dividir] .

Verbos da 2° conjugação: verbos terminados em –er: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,… Verbos da 3° conjugação: verbos terminados em –ir: sorrir, partir, dividir, abrir, sair, decidir, rir,…

A forma [dividisse]pode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de dividir] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de dividir] .

1. Partir em determinado número de partes iguais. 2. Separar, desunir.

Existem diversas formas de dividir o tempo. Como em anos, meses, semanas, dias, horas, minutos e segundos. Podemos dividir o tempo em: tempo cronológico; tempo geológico; e o tempo histórico.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca. Dançarei a noite toda. Sorrirei quando tudo terminar.

1 decompor, cortar, desmontar, despedaçar, fragmentar, partir, quebrar, segmentar, separar, fracionar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Apartar: 2 afastar, desunir, desmembrar, apartar, cindir, subdividir, desconjuntar.

1 desdobra, parte, reparte, distribui, fraciona, fragmenta, desmembra.

amar (verbo) -

Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Os tempos verbais

  1. Presente: expressa que um fato ocorre no momento da fala. Exemplo: Agora Ana descansa.
  2. Pretérito: é a referência a algo que aconteceu antes da fala. Divide-se em perfeito (simples e composto) e imperfeito. 2.1. ...
  3. Futuro: é a referência ao que ainda não ocorreu ou não foi realizado.

Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que. Indica também o ato de haver a possibilidade e de estar com dívidas.

Pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações no passado. Ele pode ser simples, quando faz referência a uma ação já concluída, e composto, quando aponta um fato passado que se prolonga até o presente (modo indicativo) ou uma ação passada, mas duvidosa (modo subjuntivo).

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.