Qual o correto chegaram ou chegou?

Perguntado por: urebelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

chegar - verbo

Indicativo
PresentePretérito imperfeitoPretérito perfeito
chego chegas chega chegamos chegais chegamchegava chegavas chegava chegávamos chegáveis chegavamcheguei chegaste chegou chegamos / chegámos chegastes chegaram
Conjuntivo / Subjuntivo
PresentePretérito imperfeitoFuturo

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.

Significado de Chegaram
substantivo deverbal Ação de chegar, de alcançar um objetivo, um caminho; ato de atingir o fim de uma trajetória: finalmente meus filhos chegaram em casa; chegaram hoje de viagem; as compras chegaram!

Resposta: pois é afirmativo em plural: ''As pessoas chegam a festa''. verbo pra falar em plubico, ao gente ou animal ir ou voutar.

Verbo ir - Atingiram um determinado ponto: 1 foram, tiveram, alcançaram, atingiram, tocaram, aproximaram-se, acertaram.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

O verbo “chegar” tem a seguinte conjugação no presente do indicativo: “todos os dias eu chego, tu chegas, ele chega, nós chegamos, vós chegais, eles chegam”. No presente do subjuntivo: “espero que eu chegue, tu chegues, ele chegue, nós cheguemos, vós chegueis, eles cheguem”.

«Falta jogar dez minutos» ou «Faltam jogar dez minutos»? A forma correta é falta jogar dez minutos. O verbo concorda sempre com o sujeito, que, neste caso, aparece posposto.

Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.

Se você quer usar o verbo “fazer” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, o correto é dizer ou escrever “ele fazou “ela faz”. Mas se você pretende se referir à terceira pessoa do plural, o certo é utilizar “elas fazemou “eles fazem”.

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”.

É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final.

Verbos impessoais são verbos que, não apresentando sujeito, são conjugados apenas na 3. ª pessoa do singular. Os principais verbos impessoais são o verbo haver (apenas com sentido de existir), o verbo fazer (quando indica tempo decorrido) e verbos que indicam fenômenos da natureza e atmosféricos.

=> Verbo transitivo direto, pois rege complemento direto, que se liga ao verbo sem auxílio de preposição. No caso, o complemento é "o prêmio". e) (IV) Os viajantes chegaram de manhã. => Verbo intransitivo, pois a ação de chegar não transita, não vai para outro ser.

O contrário de chegar é: 1 partir, sair, sumir, ir, retirar-se, zarpar, fugir, ausentar-se, desaparecer, abalar, deixar, abandonar, encaminhar-se, conduzir-se, dirigir-se, viajar, seguir.

Portanto, as duas formas estão corretas.