Qual o correto Bom dia fulano ou Bom dia Fulano?

Perguntado por: aconceicao8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Nas formas desejosas, de um dia literalmente bom, não há uso de hífen. “Fulano passa, diz e escreve: – Bom dia!

Devo escrever “boa tarde, amigo!” ou “boa tarde amigo”? Quando usar vírgula após uma saudação? Quando há um vocativo em uma frase, o uso da vírgula é obrigatório.

As palavras bom e dia ligadas por hífen perdem individualidade e formam uma unidade que procura representar um automatismo linguístico vulgar na língua portuguesa, banalizando a saudação matinal. Este caso particular poderia ser apresentado de outra forma. Exemplo: «O meu bom dia, Maria.»

Portanto, não há uma posição correta para as palavras que compõem uma saudação em emails informais e na língua falada. Bom dia, João.

Resposta: todas estão corretas. Os nomes próprios de pessoas escritos numa frase podem ou não ser separados por vírgulas. Repare na diferença da pontuação: O escritor brasileiro Machado de Assis nasceu em 1839.

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase, como em "bom dia a todos".

Falar com você sempre melhora meu dia.” “Oi, amor! Espero que você tenha um dia incrível igual a você.” “Vou tomar café da manhã.

Assim, a seguir a ó não colocamos vírgula, mas a regra de isolar o vocativo é respeitada. saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano.

Obrigado! Olá é uma interjeição que serve para chamar ou saudar e também indica espanto. Uma das funções da vírgula é isolar o vocativo, por isso deve haver uma vírgula entre olá e o vocativo, logo, a primeira frase é a que está correcta. A interjeição de chamamento ó é um caso especial, pois ela faz parte do vocativo.

A vírgula é usada para isolar o adjunto adverbial no início ou meio da oração, entre outros usos. Adjunto adverbial no início da oração: Desde já, agradeço a atenção dispensada. Desde já, agradeço a compreensão de todos.

Acordo Ortográfico de 1945
Escrevem-se com maiúscula inicial os vocábulos que nomeiam pessoas de maneira vaga, fazendo as vezes de antropónimos, como Fulano, Sicrano, Beltrano e respectivos femininos: Fulano de tal; Fulana de tal; Fulano disse uma coisa, Fulana outra; Fulano, Sicrano e Beltrano pensam do mesmo modo.

A vírgula que o separa do restante da frase, portanto, é obrigatória! Vejamos alguns exemplos práticos: Boa tarde, Joana! Joana, boa tarde!

Professor Pasquale tira dúvida de ouvinte e explica que, ao escrever, por exemplo, uma carta com a saudação "Olá, bom dia, tudo bem?, não há hífen. Entretanto, o bom-dia com hífen existe quando é substantivado.

"Olá, Fulano," ou "Olá Fulano," no começo de e-mails.

Oi amiga. Tudo bem? Acertou quem reparou que falta a vírgula entre “Oi” e “amiga”. Trecho correto: Oi, amiga.

O vocativo pode estar no início, no meio ou no fim da frase. A vírgula que separa o vocativo do restante da oração é obrigatória em todos os casos.

9) Usada para isolar locuções adverbiais deslocadas, principalmente as de grande extensão. Exemplo: Os alunos(,) hoje em dia(,) são menos dedicados. (Vírgulas facultativas).

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Sim, na frase: Bom dia! Se utiliza ponto de exclamação , pois trata-se de uma frase exclamativa que tem por finalidade saudar alguém. Esse sinal de pontuação é uma marcação importante para frases que expressam sentimentalidade ou que servem de cumprimento , desse modo, Bom dia!

Todos um termo globalizante, inclusivo. Quando se diz “bom dia a todos”, a audiência feminina já está incluída. Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída.