Qual o correto atendimento a domicílio ou em domicílio?

Perguntado por: dmeireles3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A domicílio sempre será usado comverbos ou substantivos regidos pela preposição A. Alguns gramáticos ressaltam que essa locução é empregada com verbos e substantivos “dinâmicos”. Já a expressão em domicílio é usada com verbos ou substantivos regidos pela preposição EM.

Em suma, à visão da gramática normativa, a forma lógica e correta é "entrega em domicílio".

Devemos usar a expressão a domicílio quando se emprega verbo que indica movimento: levar a domicílio, enviar a domicílio, ir a domicílio, etc."

De acordo com o gramático Domingos Paschoal Cegalla, quando utilizamos verbos que não dão noção de movimento, devemos usar em domicílio. Ex1: Eu atendo em domicílio. Ex2: Damos aulas em domicílio.

Como receber atendimento domiciliar
O acesso ao SAD é geralmente feito no hospital em que o usuário estiver internado ou ainda por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O atendimento domiciliar é um tratamento que faz a diferença para o bem-estar do paciente. Ele é caracterizado pela continuidade do tratamento médico recebido no hospital, porém dessa vez em casa e por uma equipe de saúde especializada. A atenção domiciliar no Brasil vem sendo bastante utilizada.

O serviço de delivery realiza entregas de compras realizadas pela internet, aplicativos ou telefone diretamente onde o cliente deseja.

Normalmente se escreve sem o artigo (e com hífen): de pronta-entrega, com pronta-entrega, para pronta-entrega e a pronta-entrega (plural: pronta-entregas ou prontas-entregas).

O verbo entregar rege dois complementos: um sem preposição; outro com a preposição “a“: Entregar algo a alguém. O termo domicílio não indica pessoa, mas sim lugar, que é regido pela preposição “em“: entregar algo a alguém em algum lugar.

Resposta verificada por especialistas. Segundo a gramática portuguesa o correto a se falar é "fazemos entregas". O termo "entregas" é complemento do verbo "fazemos", atuando como objeto direto. Portanto, sempre deve haver a concordância do objeto com o verbo.

Quando temos vários instrumentos tocando juntos ou um conjunto de vocais cantando uma mesma melodia, podemos chamar isso de acompanhamento.

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

O programa de atenção domiciliar pode ocorrer em quatro modalidades: cuidador, assistência de enfermagem sem internação domiciliar, oxigenoterapia e internação domiciliar (home care).