Qual o correto até que fim ou até que enfim?

Perguntado por: eaparicio8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Resumo

ENFIMEM FIM
Advérbio de tempo que equivale a finalmente, afinal e por fim, ou expressão conclusiva que equivale a em suma, em síntese e em conclusão.Locução adverbial de tempo que equivale a no final de.

As formas "até que fim", "até que em fim" e "até que en fim" são incorretas. A única expressão correta e registrada é "até que enfim".

Quando usar em fim? A expressão em fim, escrita separada, é uma locução adverbial de tempo formada por uma preposição (em) e um substantivo (fim). Ela indica o fim próximo de alguma coisa, podendo ser substituída por locuções semelhantes, como “no final”, “no término”, “no fim”.

A fim de e a fim de que são, respectivamente, locução prepositiva e locução conjuntiva e ambas expressam a mesma ideia de finalidade, ou seja, indicam o objetivo pelo qual se exerce uma determinada ação.

O mesmo que ao fim e ao cabo. Por último, finalmente.

1 por último, por fim, enfim, em conclusão, afinal.

Em cima é uma locução adverbial de posição com significado de: no topo, no alto ou no cume — oposto de embaixo. Exemplo: “o livro está em cima da mesa”. Enquanto encima é uma conjugação do verbo encimar, com significado de colocar em cima ou elevar. Como: “a funcionária foi encimada gerente do restaurante”.

A vírgula isola expressões intercaladas na oração, como: por exemplo, contudo, todavia, além disso, logo e enfim, entre outras, usadas para expressar oposição, explicação, conclusão.

Quando indica limite ou espaço ou quantidade, a palavra até é uma preposição. Exemplificando: «podemos caminhar até aqui»; «o espetáculo dura até amanhã»; «estamos a pensar ir até ao Gerês»; «o pavilhão alberga até 3000 pessoas».

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

As duas formas são aceitas e consideradas corretas.

Escreve-se, portanto, final de semana.

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

O correto, nesse caso, é a fim, assim separado (apesar de indicar o desejo de estar junto). Então, na próxima vez que for soltar uma cantada, escreva: Estou a fim de você. Nem pense em escrever “afim” ou você vai correr o risco de provocar uma desilusão ortográfico-amorosa e estragar suas chances.

Em uma frase, quando o sujeito não vier precedido de um artigo ou pronome feminino, usa-se o “necessário” (no masculino). Exemplo: “É necessário paciência” ou “É necessário dormir cedo”. No entanto, caso haja a presença de um artigo ou pronome feminino na sentença, a palavra é alterada para necessária.

Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.

1 dessa maneira, desse modo, desse jeito, desta forma, desta maneira, deste modo, deste jeito, assim, assim sendo, sendo assim, por isso, portanto, então, à vista disso, dessarte, destarte, isto posto, logo, por conseguinte, por consequência, consequentemente.

A palavra fim é um substantivo masculino que indica conclusão, extremidade, alvo ou causa. Ela tem vários usos em expressões comumente empregadas na língua portuguesa, como a fim, indicando desejo, a fim de, com significado de intenção, fim da picada e por fim.

“Nos dias atuais” ou “Hoje em dia” também podem ser citados como termos e expressões que você não deve usar na redação. Isso porque são expressões muito comuns. Por isso, se você deseja demonstrar um diferencial no seu texto, evite-as.