Qual o correto Ares-condicionados ou ar condicionados?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

O ar condicionado faz mal a algumas pessoas. O nome do aparelho tem plural, conforme os novos dicionários brasileiros: é ares-condicionados.

O que é ar-condicionado? O condicionamento do ar é um sistema que refrigera ambientes fechados, fazendo com que este fique refrigerado. Podendo até melhorar a qualidade do ar, umidade e movimento com opção do controle da temperatura desejada para o ambiente.

Logo, quando acontece o encontro de um substantivo e de um adjetivo, como é o caso de “ar-condicionado”, ambos devem ir para o plural. Por isso o correto é “ares-condicionados”. Exemplos: Você não quer comprar logo dois ares-condicionados?

Combinou a umidade com a ventilação para condicionar e alterar o ar das fábricas, controlando a umidade tão necessária na indústria têxtil. Willis Carrier adotou também o termo e incorporou-o no nome da sua empresa.

A palavra ar-condicionado (com hífen) se refere a um aparelho condicionador de ar. O hífen é empregado, pois essa é uma palavra formada através de composição por justaposição. Partindo para a gramática, o que acontece é a formação de uma nova palavra a partir da junção de duas ou mais palavras: ar + condicionado.

Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

O primeiro ar-condicionado do mundo, criado por Willis Carrier, era uma máquina que utilizava um processo semelhante ao de aquecimento à vapor, mas revertido para poder resfriar o lugar. Dentro da máquina, havia serpentinas cheias de água fria que recebiam o ar.

As duas formas estão corretas, mas têm significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. A palavra ar-condicionado, com hífen, se refere a um aparelho condicionador de ar. As palavras ar condicionado, sem hífen, se referem ao ar que está condicionado, regulado por um aparelho específico.

EUA

Foi em 1902 que Willis Carrier, um engenheiro de 25 anos formado pela Universidade de Cornell, nos EUA, inventou um processo mecânico para condicionar o ar.

Ar Split. O condicionador de ar split é considerado a evolução do modelo janela. Ele é dividido – daí o nome “split”, que significa separado -, a evaporadora e motor formam duas partes separadas. A evaporadora fica dentro do ambiente, projetando o ar refrigerado, já a condensadora é instalado na parte externa do imóvel ...

O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.

AC ou A/C. AR-CONDICIONADO: já é bastante conhecida, até por não ser um equipamento exclusivo do setor automotivo.

1 kBtu = 1000 Btu ; 1 MBtu = 1 000 000 Btu.

Para que serve o condensador do ar-condicionado
É ele quem vai gelar o fluído refrigerante do seu produto. Ele é parte da condensadora, também conhecida como unidade externa.

Os sistemas de ar condicionado contêm gases refrigerantes. A desvantagem é que essas substâncias produzem gases de efeito estufa poderosos. Esses fluidos poluem mais do que o dióxido de carbono, poluindo a água e o solo. Os fluidos que normalmente deveriam ser mantidos no dispositivo irão eventualmente vazar.

Auto quer dizer modo automático. Essa função do ar condicionado serve para que o cômodo permaneça em temperatura ambiente.

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.