Qual o copo ideal para tomar refrigerante?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Os copos esguios, conhecidos como long drinks, são perfeitos para desfrutar drinks com ou sem álcool, assim como refrigerantes e sucos. Fino e alto, eles comportam pedras de gelo e, em média, de 250ml a 300ml de líquido.

Mais do que uma aparente frescura, essa ação é uma parte fundamental do ritual de degustação! Ao girar a taça do vinho em pequenos movimentos circulares, provocamos a oxigenação da bebida. Com isso, as partículas responsáveis pelos aromas se desprendem com maior facilidade, aumentando a intensidade olfativa da bebida.

Uma das partes ritualísticas da degustação do vinho é girar a taça. Mais do que um hábito, a ação faz toda a diferença na experiência com a bebida. Ao agitar o líquido, os aromas são desprendidos e se depositam no bojo da taça, enquanto a análise olfativa é feita, antes do primeiro gole.

Um copo plástico descartável pode levar entre 250 a 400 anos para se decompor – e mesmo depois de todo esse tempo ainda pode continuar por aí, pois se transforma em micro plástico e continua na natureza.

substantivo masculino Vaso geralmente cilíndrico, que de ordinário se usa para beber líquidos. Objeto semelhante, de couro, que se usa para lançar dados.

Expressão que popularmente significa beber, ingerir bebida alcoólica.

Segure a taça pela haste, entre as pontas dos dedos polegar, médio e indicador.

  1. Posicione os dedos na metade inferior da haste, com o dedo médio logo acima da base.
  2. Apenas os três dedos citados acima entrarão em contato direto com a haste. ...
  3. Esta é a maneira usual de segurar uma taça de vinho.

A forma mais elegante
Para segurar, utilize as pontas dos dedos polegar, médio e indicador. Apenas esses três dedos devem ter contato com a haste e os dois restantes devem descansar na base da taça. Dessa forma, além do calor da mão ficar longe do bojo, a taça fica mais estável.

Curiosidades da taça da Copa do Mundo
A taça da Copa do Mundo só pode ser tocada diretamente por um seleto grupo de pessoas, como campeões mundiais de futebol e chefes de estado.

Segundo os especialistas, são quatro modelos essenciais: uma taça exclusiva para os vinhos brancos, duas para os tintos (uma para o tinto Borgonha e outra para o Bordeaux), e não podia faltar, por último, uma taça para os vinhos espumantes.

A diferença entre taça e troféu em suas origens está no formato, pois a taça tem um formato que lembra o copo, tendo no alto uma forma côncava. O troféu é uma recompensa por um feito, mas também teria outros formatos. Com o tempo viraram sinônimos no Brasil.

Basta esfregar de leve e em círculos o dedo molhado na borda da taça com a velocidade certa que a taça começa a vibrar, produzindo um zumbido de tonalidade definida. A freqüência do som depende de quanto líquido há na taça. Quanto mais cheia a taça, mais difícil ela vibra e menor a freqüência do som.

Diante do cenário que mostramos acima, fazer as pequenas e simples substituições sustentáveis é muito mais fácil do que se imagina.

  1. Leve sempre o seu copo reutilizável. ...
  2. Toalhinhas de pano. ...
  3. Impressão apenas do essencial. ...
  4. Repense a compra de produtos com embalagens. ...
  5. Incentive ações de conscientização.

Policarbonato

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.

As opções de substituição são inúmeras. É possível adotar canecas, copos de outros materiais e até produtos personalizados como os copos de papel personalizados.

O copo é um recipiente feito de vidro, plástico e outros materiais, de formato cilíndrico, sem tampa e usado para acondicionar pequenas porções de líquidos.