Qual o contexto histórico da obra O Nascimento de Vênus?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O Nascimento de Vênus é uma importante obra produzida durante o Renascimento, período que marca a transição da Idade média para a Idade Moderna. A obra presta uma homenagem óbvia à arte clássica.

A pintura O Nascimento de Vênus de Sandro Botticelli retrata a narrativa da mitologia grega e romana que fala sobre o nascimento de Afrodite (ou Vênus, na mitologia romana), a deusa do amor, da beleza e da fertilidade.

Características renascentistas em O Nascimento de Vênus
Nesse sentido, o Renascimento promoveu uma verdadeira revolução se pensarmos no quesito das influências. Em termos de forma, almejava-se harmonia e a composição de uma beleza clássica, fatores que podem ser observados na perfeição da construção do corpo de Vênus.

A pintura na arte renascentista teve como base o rigor científico, o que deu às telas uma melhor perspectiva dimensional e senso de realidade. Além disso, foi nesse período que surgiu a pintura a óleo, que permitiu a criação de peças mais elaboradas, uma vez que o tempo de secagem era superior.

O planeta recebeu esse nome em homenagem à Vênus, a deusa romana da beleza e do amor. Vênus pode ser visto da Terra sem o auxílio de equipamentos. É o planeta mais quente, apesar de não ser o mais próximo do Sol.

A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar, já mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana. É provável que a obra tenha sido feita em 1485, sob encomenda para Lorenzo di Pierfrancesco de Médici, que a teria pedido para enfeitar sua residência, a Villa Medicea di Castello.

Segundo a mitologia romana, é a deusa da formosura e do amor. Na mitologia grega corresponde a Afrodite. Vénus era filha do Céu e da Terra. Também se diz que era filha do Mar e que Saturno preparou o seu nascimento, formando-a da espuma das águas.

O tríptico, nas artes visuais, é conjunto de três elementos plásticos (em pintura, fotografia, gravura ou outros) que juntos sugerem uma única imagem ou a continuidade das partes em torno de um mesmo tema.

A deusa Vênus é a deusa do amor e da beleza na mitologia romana. Para os romanos, ela representou o ideal de beleza feminina. Foi uma das figuras mais veneradas na antiguidade e na mitologia grega, corresponde à deusa Afrodite.

Os nomes dos planetas do Sistema Solar e os deuses gregos
Os nomes que conhecemos hoje são de origem romana; assim, Hermes é Mercúrio, Afrodite é Vênus, Gaia é a Terra, Ares é Marte, Zeus é Júpiter, Cronos é Saturno, Urano é Urano e Netuno é Poseidon.

Na mitologia romana, Afrodite é correspondente à deusa Vênus.

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.

A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura de santos com seres humanos de aparência comum. Sua pintura coincide com a visão humanista que se consolidava naquele momento. Botticelli (1444-1510).

Conhecido como o planeta do amor, da beleza e das artes, é importante compreender a função de Vênus e o amor na Astrologia. O planeta é responsável por reger e determinar as preferências estéticas e afetivas de cada pessoa. Por isso, o astro ajuda a entender como é o jeito de amar, seduzir e demonstrar os sentimentos.

A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. Assim, do plano reto e bidimensional da arte medieval, a arte da renascença promoveu um outro olhar.