Qual o consumo de um fogão elétrico durante um mês?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Cálculo do Consumo de Energia Elétrica

AparelhoPotência Aproximada (W)kWh/Mês
Cozinha
Fogão Elétrico 2 Bocas30000
Fogão Elétrico 4 Bocas60000
Forno Elétrico Pequeno15000

Só para ter uma ideia, um fogão elétrico de duas bocas tem potência aproximada de 2.000 a 2.700 WATZ.

Fogão elétrico: maior gasto de energia, mas esquenta a comida mais rapidamente.

O custo da energia elétrica no Brasil é muito mais alto que o do gás, além do fato de que esses fogões exigem panelas diferenciadas. Você não pode utilizar as mesmas de um fogão a gás, por exemplo.

Por funcionar com eletricidade, o fogão cooktop elétrico esquenta muito e de forma rápida, além de permitir um total controle da temperatura. Essa eficiência se traduz em menor tempo de preparo dos alimentos, o que contribui para diminuir o gasto com eletricidade.

O gás de cozinha superou a conta de luz e se tornou o novo vilão do orçamento do brasileiro. Nos últimos 12 meses, o preço do gás encanado subiu 26,29%, enquanto o gás de botijão ficou 21,36% mais caro. Em ambos os casos, a alta corresponde a mais que o dobro da inflação, de 10,07%.

O consumo energético da air fryer é maior que o do micro-ondas. Porém, em geral, ela tem uma potência maior, otimizando seu uso e garantindo um tempo reduzido para o preparo das receitas”, explica a executiva da Philco.

Pelos estudos que fiz, a média de kg/h de uma boca grande de um fogão/cooktop doméstico em “fogo médio” é de 0,225 Kg/h por queimador. A média de gasto do forno do fogão costuma ser de 0,300 Kg/h.

Assim como nos modelos por indução, panelas ideais para cooktop elétrico devem ter o fundo plano. Os utensílios precisam ser resistentes e com fundo reforçado. Dê preferência para opções de ferro ou aço, apesar de o alumínio também ser permitido. O uso de panelas de vidro, cerâmica ou cobre não é indicado.

Top Melhores Fogões Elétricos de 2023

  • Cooktop de Indução – Brastemp;
  • Cooktop 4 Bocas – Mueller;
  • Fogão Cooktop Elétrico – Fischer;
  • Cooktop Inox Domino – Tramontina;
  • Fogão Cooktop 2Q – Fischer;
  • Cooktop 1 Boca – Brastemp;
  • Cooktop Perfect Cuisine – Cadence.

Aparelhos desligados, mas mantidos na tomada podem consumir entre 1 a 50 watts por hora. E mesmo que 1 watt por hora pareça pouco, o dia tem 24 horas e isso multiplicado pelos dias do mês pode resultar em um aumento significativo na sua conta de eletricidade, além de um gasto desnecessário e ecologicamente incorreto.

O cooktop por indução funciona através da energia elétrica, que cria um campo eletromagnético entre a parte interna do fogão e o interior da panela que, por sua vez, gera correntes que circulam entre os objetos e aquecem a panela e o que ela contém e com isso aquece os alimentos sem a necessidade de chamas.

Airfryer, forno elétrico e mais: conheça eletroportáteis que podem substituir o fogão.

A única desvantagem dos modelos elétricos e por indução é que alguns tipos de panelas, como a cerâmica, o alumínio ou ferro, não podem ser usadas neles. E o cooktop por indução usa panelas ainda mais específicas, de aço inox ou ferro fundido com camadas duplas que precisam ter um fundo reto e magnético.

Cooktop elétrico – por indução
Sua maior vantagem é que ele é o modelo mais seguro de todos, já que é ativado pelas próprias panelas. Além disso, ele consome a energia elétrica de forma mais econômica e inteligente. Ou seja, é o melhor cooktop para evitar acidentes em sua residência.