Qual o consumo de um estabilizador?

Perguntado por: afreitas5 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Sendo um condutor de corrente elétrica para todos componentes que compõem o desktop, não surpreende tanto saber que o estabilizador de eletricidade exija, estimativamente, a partir de 350W.

De acordo com os fabricantes, deixar o equipamento ligado o tempo todo, mesmo quando o computador não está ligado, não é problema. Todavia, existem recomendações e avisos sobre o desgaste do aparelho, cuja vida útil pode ser abreviada por estar sempre ligado, sem falar do consumo de energia elétrica.

Na dúvida, não use, pois trata-se de um investimento desnecessário. Em resumo: os estabilizadores estão ultrapassados e não aguentam a variação de energia dos PCs atuais.

É vedada a utilização dos estabilizadores e nobreaks para ligar equipamentos como motores, geladeiras, destiladores; É proibido por Norma Técnica a utilização das tomadas múltiplas conhecidas como "benjamins" ou "Tês". O mesmo pode gerar sobrecarga na tomada e provocar um incêndio.

O Auto Transformador de 750 VA equivale a (525 watts).

Em quedas muito bruscas de energia, o estabilizador de energia é responsável por aumentar a tensão da rede elétrica, evitando que os dispositivos desliguem. Em contrapartida, quando há um pico de energia muito alto, o aparelho é capaz de regular a voltagem para evitar que os eletrônicos queimem.

O filtro de linha cumpre essa função e, além de mais barato que um bom estabilizador, tem a vantagem de não ser criticado por conta de seu regime de operação e eventuais riscos de diminuição da vida útil da sua fonte.

Para o esclarecimento preciso explicar que o estabilizador permanece alimentando seus circuitos internos, mesmo quando desligado pelo botão liga/desliga e conectado a rede elétrica. Sendo assim o produto apresenta um aquecimento, lembrando que o produto possui proteção contra sobretemperatura e gabinete anti-chamas.

Para proteger um equipamento, o estabilizador queima no seu lugar. Isso ocorre porque tais aparelhos mantém dentro de si um fusível de proteção, que é queimado em condições de grande instabilidade na tensão da rede, cortando o fornecimento de energia e impedindo que as voltagens instáveis não alcamcem o aparelho.

Tanto filtros de linha quanto estabilizadores possuem a função principal de evitar que os sistemas queimem devido às estabilizações da rede elétrica, mas enquanto o filtro de linha só “age” ao detectar um pico na rede, o estabilizador funciona constantemente estabilizando variações da rede para um patamar de segurança.

Se está apitando significa que está detectando uma falha. A atitude, então, não é mais de apenas qualificar e resolver a demanda do Nobreak, mas de toda a infraestrutura de rede. Se Nobreak precisa de habilitar a contingência, ser acionado e notificar, a energia está falhando.

Os motivos para estalarem são os mais variados, entre eles defeitos no próprio aparelho e variações na rede elétrica, além da falta de um aterramento adequado e muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo. Com tudo isso exposto, não é recomendado o conserto ou qualquer outra medida corretiva no próprio estabilizador.

Se você não precisa que seu dispositivo fique conectado à eletricidade 100% do tempo, mas ainda quer protegê-lo contra picos de energia, um estabilizador de computador é a melhor opção. Agora, se você precisa manter seu equipamento energizado, um Nobreak é o ideal.

Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V. Se por algum motivo você utilizar aparelhos 110V em algum lugar no qual a instalação elétrica é para 220V, a única forma de se fazer esta ligação é por meio de um transformador.

Os estabilizadores podem ter filtros de linha interno, que protegem os aparelhos quando há pico de tensão. São utilizados principalmente em residências e podem ajudar a proteger mais de um equipamento, uma vez que têm a capacidade de conectar diversas tomadas.

Multiplique o valor do consumo ou potência em Watts por 1,52 (quando o fator de potência for 0,64, então 1/0, 64 = 1,52) para obter o resultado em Volt-Ampère. Faça o mesmo para cada um dos aparelhos a serem ligados ao Estabilizador e some as potências para conseguir o total em VA.

1 kW = 1000 watts.
O kWh, como explicamos acima, é a média de de quilowatts consumidos dentro do período de uma hora.

2000W e 127V = 2000/127 = 15,8A.

Especialistas da NHS explicam de que forma o nobreak e o estabilizador podem substituir o transformador. Primeiramente, vamos entender para que serve o transformador. Se você ligar um liquidificador direto na tomada e ambos não estiverem configurados na mesma tensão, o resultado é certo.

Basta verificar a etiqueta de qualquer estabilizador para ver que a velocidade de trabalho da maioria deles gira em torno dos 60 Hz, o que faz com que ele demore aproximadamente 0,008 segundos para responder a qualquer anormalidade na rede elétrica.